Epistemologia das Ciências da Saúde e bem-estar
Objetivos
Compreender o enquadramento e evolução histórico-social das ciências da saúde e Bem-Estar
Caracterizar as Ciências da Saúde e Bem-Estar enquanto área de conhecimento de acordo com as diferentes perspetivas epistemológicas
Compreender a complexidade das ciências da saúde e bem-estar
Compreender a transdisciplinaridade em ciências da saúde e bem-estar
Caracterização geral
Código
531000
Créditos
9
Professor responsável
Professor Doutor Manuel Lopes
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Broadbent, A. (2013). Philosophy of Epidemiology New Directions in the Philosophy of Science. Palgrave Macmillan;
Esser, D. E., & Mittelman, J. H. (2018). Transdisciplinarity. In The Oxford Handbook of Global Studies. https://doi.org/10.1093/oxfordhb /9780190630577.013.29
Hedesan, J., & Tendler, J. (2017). The structure of scientific revolutions. In The Structure of Scientific Revolutions. https://doi.org/10.4324 /9781912281589
Mol, A. (2003). The Body Multiple: Ontology in Medical Practice (Science and Cultural Theory). Duke University Press.
Morin, E. (2008). On Complexity Advances in Systems Theory, Complexity, and the Human Sciences. Hampton Press.
Oliveira, M. G. (2017). A Questão do Relativismo na Teoria da Argumentação de Stephen Toulmin [Universidade de Coimbra]. https://eg.uc.pt/bitstream/10316/85583/1/MiguelOliveira_VersaoFinal.pdf
Valles, S. (2020). Philosophy of Biomedicine. In Stanford Encyclopedia of Philosophy (Edward N.).
Método de ensino
Neste nível de desenvolvimento as metodologias de ensino serão essencialmente ativas e focadas no interesse dos doutorandos. Assim e após um enquadramento concetual e estratégico inicial, dar-se-á espaço para que cada estudante escolha e desenvolva o seu percurso, ainda que enquadrado pelos objetivos de aprendizagem. Desse percurso resultará a apresentação pública das diferentes fases de evolução do mesmo, bem como a apresentação de um documento escrito final, sob a forma de artigo.
Método de avaliação
A avaliação da aprendizagem (contínua e exame) resultará da avaliação da apresentação pública, bem como do documento escrito:
a) 1 Trabalho (artigo científico): 75%
b) Apresentação oral do trabalho: 25%
Conteúdo
1. Caracterização das Ciências da Saúde e Bem-Estar - Evolução histórico-social a. Da perspetiva mítico-ecológica à hegemonia positivista
b. Da causalidade simples à complexidade causal
2. Caracterização das Ciências da Saúde e Bem-Estar enquanto área de conhecimento - Perspetiva epistemológica:
a. Critérios de desenvolvimento do conhecimento: revolução, evolução, integração
b. Critérios de perceção da realidade
c. Critérios de verdade
3. A complexidade como fonte do pensamento e da agenda setting em Ciências da Saúde e Bem-Estar
4. A transdisciplinaridade como determinante nos protocolos de pesquisa em Ciências da Saúde e Bem-Estar
5. Mapeando as fronteiras dos valores, cientificidade e objetividade:
a. Epistemologia das ciências da enfermagem
b. Cientificidade e epistemologia em tecnologias da saúde e bem-estar
c. Ontologia da saúde pública e o campo transdisciplinar do conhecimento científico.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: