Epistemologia das Ciências da Saúde e bem-estar

Objetivos

Compreender o enquadramento e evolução histórico-social das ciências da saúde e Bem-Estar

Caracterizar as Ciências da Saúde e Bem-Estar enquanto área de conhecimento de acordo com as diferentes perspetivas epistemológicas

Compreender a complexidade das ciências da saúde e bem-estar

Compreender a transdisciplinaridade em ciências da saúde e bem-estar

Caracterização geral

Código

531000

Créditos

9

Professor responsável

Professor Doutor Manuel Lopes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

 

Bibliografia

Broadbent, A. (2013). Philosophy of Epidemiology New Directions in the Philosophy of Science. Palgrave Macmillan;

Esser, D. E., & Mittelman, J. H. (2018). Transdisciplinarity. In The Oxford Handbook of Global Studies. https://doi.org/10.1093/oxfordhb /9780190630577.013.29

Hedesan, J., & Tendler, J. (2017). The structure of scientific revolutions. In The Structure of Scientific Revolutions. https://doi.org/10.4324 /9781912281589

Mol, A. (2003). The Body Multiple: Ontology in Medical Practice (Science and Cultural Theory). Duke University Press.

Morin, E. (2008). On Complexity Advances in Systems Theory, Complexity, and the Human Sciences. Hampton Press.

Oliveira, M. G. (2017). A Questão do Relativismo na Teoria da Argumentação de Stephen Toulmin [Universidade de Coimbra].  https://eg.uc.pt/bitstream/10316/85583/1/MiguelOliveira_VersaoFinal.pdf

Valles, S. (2020). Philosophy of Biomedicine. In Stanford Encyclopedia of Philosophy (Edward N.).

Método de ensino

Neste nível de desenvolvimento as metodologias de ensino serão essencialmente ativas e focadas no interesse dos doutorandos. Assim e após um enquadramento concetual e estratégico inicial, dar-se-á espaço para que cada estudante escolha e desenvolva o seu percurso, ainda que enquadrado pelos objetivos de aprendizagem. Desse percurso resultará a apresentação pública das diferentes fases de evolução do mesmo, bem como a apresentação de um documento escrito final, sob a forma de artigo.

Método de avaliação

 A avaliação da aprendizagem (contínua e exame) resultará da avaliação da apresentação pública, bem como do documento escrito:

a) 1 Trabalho (artigo científico): 75%

b) Apresentação oral do trabalho: 25%

 

Conteúdo

1. Caracterização das Ciências da Saúde e Bem-Estar - Evolução histórico-social a. Da perspetiva mítico-ecológica à hegemonia positivista

b. Da causalidade simples à complexidade causal

2. Caracterização das Ciências da Saúde e Bem-Estar enquanto área de conhecimento - Perspetiva epistemológica:

a. Critérios de desenvolvimento do conhecimento: revolução, evolução, integração

b. Critérios de perceção da realidade

c. Critérios de verdade

3. A complexidade como fonte do pensamento e da agenda setting em Ciências da Saúde e Bem-Estar

4. A transdisciplinaridade como determinante nos protocolos de pesquisa em Ciências da Saúde e Bem-Estar

5. Mapeando as “fronteiras” dos valores, cientificidade e objetividade:

a. Epistemologia das ciências da enfermagem

b. Cientificidade e epistemologia em tecnologias da saúde e bem-estar

c. Ontologia da saúde pública e o campo transdisciplinar do conhecimento científico.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: