Metodologias Avançadas de Investigação Qualitativa

Objetivos

Esta unidade curricular tem por objectivo promover nos alunos a valorização da abordagem qualitativa em investigação. Pretende-se que os alunos, sejam capazes de articular os conceitos teóricos e práticos das metodologias qualitativas, reconhecendo a especificidade das técnicas inerentes e seus diferentes contextos de aplicação. Assim, pretende-se que os alunos sejam capazes de:

1. Reconhecer as características dos diferentes paradigmas de pesquisa e perceber as diferenças entre metodologias qualitativas vs metodologias quantitativas

2. Compreender os princípios conceptuais e contextos de aplicação da metodologia qualitativa

3. Conhecer e aplicar os principais processos de recolha de informação na metodologia qualitativa.

4. Implementar algumas técnicas específicas de recolha, manuseamento e análise de dados qualitativos.

5. Desenvolver competências que conduzam à realização de investigações qualitativas

 

 

Caracterização geral

Código

531004

Créditos

6

Professor responsável

Professora Doutora Sónia Dias / Professora Doutora Ana Goes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Dias S, & Gama A. (2019), Introdução à Investigação Qualitativa em Saúde Pública. Lisboa: Almedina.

Cresswell, J. W. (2009), Research Design: Qualitative, Quantitative, and Mixed Method Approaches. 3th edition. London: Sage Publications.

Denzin, N. & Lincoln, Y. (Eds)., 1999. Handbook of qualitative research. Thousand Oaks, CA: Sage Publications.

Flick, U. (2006). An introduction to Qualitative Research. London: Sage Publications.

Holliday, A. (2002), Doing and Writting Qualitative Research. UK: Sage Publications.

 

Método de ensino

Sessões teórico-práticas, com reflexão teórica e discussões de grupo, resolução de exercícios baseados em problemas, análise crítica de artigos científicos, apresentação e discussão de trabalhos realizados pelos estudantes e orientação tutorial.

 

Método de avaliação

A avaliação será realizada através da elaboração de um protocolo de investigação utilizando a abordagem qualitativa.

Conteúdo

Métodos qualitativos: Definição, princípios conceptuais básicos e contextos de aplicação;

Distinção entre metodologia quantitativa e qualitativa em saúde: vantagens e desvantagens da escolha/aplicação de diferentes abordagens;

Complementaridade entre a abordagem qualitativa e quantitativa em estudos epidemiológicos

Orientações teóricas na investigação qualitativa: diferentes tipos de estudos

Ética e a investigação qualitativa

Aplicação dos métodos qualitativos na investigação em saúde

Desenho de um estudo qualitativo: fases de um protocolo de investigação

Diferentes técnicas de recolha de dados: entrevista semi-estruturada; observação; grupos focais; análise documental; estudo de caso

Tratamento e análise de dados

Apresentação e discussão de resultados

Redacção de uma investigação qualitativa

Critérios de avaliação de qualidade da investigação qualitativa

Potencialidades e limites das metodologias qualitativas

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: