Análise de Conteúdo em Ciências da Saúde

Objetivos

 O objetivo principal é desenvolver conhecimentos especializados que confira competências de análises de conteúdo (AC) em contextos diversificados de investigação e intervenção em CS.

Os estudantes deverão ser capazes de: a) apresentar e discutir criticamente os pressupostos teórico-epistemológicos da AC em CS, com ênfase para as potencialidades e desafios em contextos alargados e multidisciplinares; b) distinguir e operacionalizar abordagens metodológicas a diferentes contextos, com domínio das linguagens e técnicas de AC; c) desenhar planos de implementação de análise de conteúdo com critérios de amostragem, constituição do corpus e estratégias analíticas de base manual e assistida por computador; d) construir categorias interpretativas e discutir os limites da inferência na análise de pequenos e grandes dados; e) optar entre diferentes técnicas de visualização e redigir produtos de apresentação e disseminação multiformato de resultados científicos.

Caracterização geral

Código

531010

Créditos

6

Professor responsável

A disponibilizar brevemente

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 Não aplicável

Bibliografia

Denzin, N.K., & Lincoln, Y. (ed.) (2018). Handbook of Qualitative Research (5th ed.). Thousand Oaks: Sage Publications.

Foster, I., Ghani, R., Jarmin, R.S., Kreuter, F., & Lane, J. (ed.). (2016). Big Data and Social Science: A Practical Guide to Methods and Tools.

Boca Raton: Chapman and Hall/CRC Press.

Krippendorff, K. (2019). Content Analysis: an introduction to its methodology (4th ed.). Thousand Oaks: Sage Publications.

Miles M. B., Huberman, M. A., & Saldaña, J. (2014). Qualitative data analysis: A methods sourcebook. 3rd ed. Los Angeles: Sage.

Neuendorf, K.A. (2017). The Content Analysis Guidebook (2nd ed.). London: Sage.

Método de ensino

Método expositivo e ativo em aulas teórico-práticas semanais, acompanhamento tutorial presencial e a distância.

 

Método de avaliação

De acordo com o Regulamento Académico, a avaliação pode ser contínua ou por exame final.

Avaliação contínua: um ensaio individual com discussão oral (100%), Avaliação por exame: uma prova escrita com a duração de duas horas (100%).

 

Conteúdo

I. Pressupostos teórico-epistemológicos da análise de conteúdo em ciências da saúde: apresentação, potencialidades e desafios .

II. Abordagens metodológicas: contextos, linguagens e técnicas de análise de conteúdo.

III. Amostragem, corpus e estratégias analíticas de base manual e assistida por computador.

IV. Categorização e inferência: fiabilidade e validade na análise de pequenos e grandes dados.

V. Técnicas de visualização, escrita científica e disseminação de resultados.

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: