Populações Vulneráveis

Objetivos

- Analisar e Discutir o conceito de vulnerabilidade em saúde

- Identificar e caracterizar fatores de vulnerabilidade de grupos específicos

- Analisar a acessibilidade aos cuidados de saúde em populações vulneráveis

- Debater estratégias de redução das desigualdades em populações vulneráveis

- Refletir sobre o impacto da literacia em saúde das populações vulneráveis

 

Caracterização geral

Código

531014

Créditos

6

Professor responsável

Professora Doutora Laurência Gémito

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

 

Bibliografia

Beretta, Regina Célia de Souza & Figueiredo, Glória Lúcia Alves. (2019). (Des)proteções sociais, populações vulneráveis e cadadania. Curitiba: Brazil Publishing

ISBN 978-65-5016-266-5; eISBN 978-65-5016-267-2

Carmo, Michelly Eustáquia & Guizardi, Francini Lube. (2018). O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Cadernos de Saúde Pública, 34(3), e00101417. Epub March 26, 2018. https://doi.org/10.1590 /0102-311x00101417

Ministério da Saúde. (2018). Retrato da Saúde, Portugal. Lisboa: Ministério da Saúde ISBN 978-989-99480-1-3

Ministério da Saúde. Direção-Geral da Saúde. (2018). PLANO DE AÇÃO PARA A LITERACIA EM SAÚDE 2019-2021 – PORTUGAL. Lisboa: Direção-Geral da Saúde

Ministério da Saúde. Direção-Geral da Saúde. (2019). Manual de Boas Práticas Literacia em Saúde: Capacitação dos Profissionais de Saúde. Lisboa: Direção-Geral da Saúde

ISBN: 978-972-675-288-2 DOI: 10.13140/RG.2.2.17763.30243

 

Método de ensino

As metodologias centram-se na aula magistral e sessões de debate orientadas/moderadas pelo professor. Na lecionação do programa previsto serão selecionadas estratégias pedagógicas que estimulem a aquisição de conhecimentos e competências por parte dos estudantes, coresponsabilizando-os pelo processo de ensino-aprendizagem, assentes num trabalho de pesquisa, reflexão, questionamento crítico e análise contínua, devidamente orientados e enquadrados nas sessões letivas e de orientação tutorial.

 

Método de avaliação

A avaliação será contínua, mediante a realização de um trabalho de grupo e outro individual (50/50) e contemplará a participação ativa do estudante.

A orientação tutorial será gerida presencialmente ou à distância, individualmente ou em grupo. O material é colocado na plataforma Moodle: temática em Powerpoint, vídeo, documentos para exercícios, artigos para sustentar matérias.

A avaliação será contínua, mediante a realização de um trabalho de grupo e outro individual (50/50) e contemplará a participação ativa do estudante.

A orientação tutorial será gerida presencialmente ou à distância, individualmente ou em grupo. O material é colocado na plataforma Moodle: temática em Powerpoint, vídeo, documentos para exercícios, artigos para sustentar matérias.

Conteúdo

- Vulnerabilidade em saúde: questões concetuais

- Vulnerabilidade e determinantes sociais da saúde

- A saúde das populações vulneráveis: equidade e acessibilidade

- Literacia e desigualdades em saúde em situações de vulnerabilidade

- Plano de ação para a literacia em saúde de grupos/ populações vulneráveis

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: