Populações Vulneráveis
Objetivos
- Analisar e Discutir o conceito de vulnerabilidade em saúde
- Identificar e caracterizar fatores de vulnerabilidade de grupos específicos
- Analisar a acessibilidade aos cuidados de saúde em populações vulneráveis
- Debater estratégias de redução das desigualdades em populações vulneráveis
- Refletir sobre o impacto da literacia em saúde das populações vulneráveis
Caracterização geral
Código
531014
Créditos
6
Professor responsável
Professora Doutora Laurência Gémito
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Beretta, Regina Célia de Souza & Figueiredo, Glória Lúcia Alves. (2019). (Des)proteções sociais, populações vulneráveis e cadadania. Curitiba: Brazil Publishing
ISBN 978-65-5016-266-5; eISBN 978-65-5016-267-2
Carmo, Michelly Eustáquia & Guizardi, Francini Lube. (2018). O conceito de vulnerabilidade e seus sentidos para as políticas públicas de saúde e assistência social. Cadernos de Saúde Pública, 34(3), e00101417. Epub March 26, 2018. https://doi.org/10.1590 /0102-311x00101417
Ministério da Saúde. (2018). Retrato da Saúde, Portugal. Lisboa: Ministério da Saúde ISBN 978-989-99480-1-3
Ministério da Saúde. Direção-Geral da Saúde. (2018). PLANO DE AÇÃO PARA A LITERACIA EM SAÚDE 2019-2021 PORTUGAL. Lisboa: Direção-Geral da Saúde
Ministério da Saúde. Direção-Geral da Saúde. (2019). Manual de Boas Práticas Literacia em Saúde: Capacitação dos Profissionais de Saúde. Lisboa: Direção-Geral da Saúde
ISBN: 978-972-675-288-2 DOI: 10.13140/RG.2.2.17763.30243
Método de ensino
As metodologias centram-se na aula magistral e sessões de debate orientadas/moderadas pelo professor. Na lecionação do programa previsto serão selecionadas estratégias pedagógicas que estimulem a aquisição de conhecimentos e competências por parte dos estudantes, coresponsabilizando-os pelo processo de ensino-aprendizagem, assentes num trabalho de pesquisa, reflexão, questionamento crítico e análise contínua, devidamente orientados e enquadrados nas sessões letivas e de orientação tutorial.
Método de avaliação
A avaliação será contínua, mediante a realização de um trabalho de grupo e outro individual (50/50) e contemplará a participação ativa do estudante.
A orientação tutorial será gerida presencialmente ou à distância, individualmente ou em grupo. O material é colocado na plataforma Moodle: temática em Powerpoint, vídeo, documentos para exercícios, artigos para sustentar matérias.
A avaliação será contínua, mediante a realização de um trabalho de grupo e outro individual (50/50) e contemplará a participação ativa do estudante.
A orientação tutorial será gerida presencialmente ou à distância, individualmente ou em grupo. O material é colocado na plataforma Moodle: temática em Powerpoint, vídeo, documentos para exercícios, artigos para sustentar matérias.
Conteúdo
- Vulnerabilidade em saúde: questões concetuais
- Vulnerabilidade e determinantes sociais da saúde
- A saúde das populações vulneráveis: equidade e acessibilidade
- Literacia e desigualdades em saúde em situações de vulnerabilidade
- Plano de ação para a literacia em saúde de grupos/ populações vulneráveis
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: