Envelhecimento Ativo e Saudável

Objetivos

Os objetivos da unidade curricular são: compreender o impacto do envelhecimento populacional nas sociedades; Analisar modelos de Envelhecimento Ativo e Saudável; Analisar os fatores determinantes da funcionalidade das pessoas idosas com vista ao EA; Analisar programas de promoção do EA; Discutir o lugar da educação para a saúde para o EA.

A análise deve ser enquadrada numa perspectiva de Bem-Estar, que permita a compreensão do fenómeno, com o contributo das áreas transdisciplinares. Incluem-se as determinantes sociais e da saúde, as politicas regionais, nacionais, internacionais e mundiais para o incremento das condições para a adoção dos estilos de vida positivos.

 

Caracterização geral

Código

531015

Créditos

6

Professor responsável

Professor Doutor Manuel Lopes

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Não aplicável

 

Bibliografia

 

CILB. (2015). Envelhecimento Ativo: Um Marco Político em Resposta à Revolução da Longevidade. CILB: Rio Janeiro.

WHO. (2015) World report on ageing and health. Geneve: WHO

WHO. (2002). Active Ageing: A Policy Framework. Geneve: WHO

Paúl C. (2019). Emotions and successful aging in Fernandez-Ballesteros, Benetos, Robine (eds), The Cambridge Handbook of Successful Aging, CUP.

Reis, G., Sousa, L., Silva, P., Pereira, P., & Sim-sim, M. (2020). Frailty in the Elderly and Interventions Supported by Information and Communication Technologies: A Systematic Review. In D. Mendes, C. Fonseca, M. Lopes, J. Gracia-Alonso, & L. Murillo (Eds.), Exploring the Role of ICTs in Healthy Aging (pp. 120–137). IGI Global.

Reis,G., Casas-Novas, M., Serra, I., Magalhães, D., & Sousa, L. (2020). A Importância de um programa formativo sobre envelhecimento ativo na perspectiva das pessoas idosas. Revista Brasileira de Enfermagem, 73(Supl 3).

 

Método de ensino

As temáticas serão desenvolvidas em sessões expositivas com a participação ativa dos estudantes. Documentos estruturantes serão disponibilizados antes das sessões para que haja condições a uma efetiva participação. Haverá sessões dirigidas pelos estudantes onde expõem/dinamizam a aula. A disponibilização, explicitação do programa e dos documentos estruturantes são organizadores do desenvolvimento programático. A linha de orientação passa pela exposição do tema, pelo apelo à participação dos estudantes, cuja experiência partilhável pode ser usada para despelotar as temáticas e motivar. A problematização abre caminho à dúvida, ao interesse por investigar, sendo ela um meio para um fim.

 

Método de avaliação

A avaliação final incluirá um exame escrito ou um trabalho individual (80%). Também a assiduidade será considerada na nota final, assim como a sessão orientada pelo estudante (20%).

Conteúdo

1 - Contexto do Envelhecimento populacional

2 - Envelhecimento e curso de vida

3 - Modelo de envelhecimento ativo (OMS, 2002) e Modelo de envelhecimento saudável (OMS, 2015)

4 - Envelhecimento e Funcionalidade

5 - Saúde, bem-estar e envelhecimento

6 - Programas de promoção de envelhecimento ativo

7 - Lugar da Educação para a Saúde na promoção do EA

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: