Comunicação Oral e Escrita em Ciência
Objetivos
Esta unidade curricular tem como objetivo proporcionar formação avançada no domínio metodológico da Comunicação Oral e Escrita em Ciência. Mais especificamente:
Desenvolver técnicas orais discursivas de comunicação em ciência;
Conhecer o contexto da escrita científica, redação de artigos científicos e teses;
Aprofundar a aquisição de conhecimentos no desenvolvimento de publicação de artigos em revistas com fator de impacto.
Promover a publicação nacional e internacional do conhecimento produzido.
Adquirir competências na elaboração da autocritica na produção de conhecimento científico.
Caracterização geral
Código
531017
Créditos
6
Professor responsável
Professor Doutor César Fonseca
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Taskiran, K. (2020). A Style Guide for Scientific Writing. Turkish Journal of Plastic Surgery, 28(3), 180184. https://doi.org/10.4103 /tjps.tjps_65_19
Lu, C., Bu, Y., Wang, J., Ding, Y., Torvik, V., Schnaars, M., & Zhang, C. (2019). Examining scientific writing styles from the perspective of linguistic complexity. Journal of the Association for Information Science & Technology, 70(5), 462475.
Pollock, N. W. (2020). The Responsibility of Scientific Writing. Wilderness & Environmental Medicine, 31(2), 129130.
Bajwa, S. S., & Sawhney, C. (2016). Preparing manuscript: Scientific writing for publication. Indian Journal Of Anaesthesia, 60(9), 674-678.
Hawks, S. J., Turner, K. M., Derouin, A. L., Hueckel, R. M., Leonardelli, A. K., & Oermann, M. H. (2016). Writing Across the Curriculum: Strategies to Improve the Writing Skills of Nursing Students. Nursing Forum, 51(4), 261-267.
Método de ensino
Apresentação de conceitos com exemplificação do planeamento de redação e submissão de artigo científico, projeto de investigação e de apresentação em conferência internacional.
Acompanhamento dos estudantes num modelo centrado no próprio e que permita atingir os objetivos propostos.
Pesquisa, recolha de informação e análise síntese do conhecimento a integrar na componente científica de projeto de investigação, artigo científico ou comunicação oral.
Desenvolvimento do raciocínio lógico e do espírito crítico na orientação de publicações internacionais em revista com fator de impacto.
Aplicação dos conceitos adquiridos e autocritica do trabalho produzido.
Método de avaliação
A avaliação final da Unidade Curricular será feita através da redação e um trabalho de proposta de artigo, comunicação oral ou componente científica de projeto de investigação.
Conteúdo
Organização e planeamento de apresentação em conferência científica internacional.
Adequação e submissão de papers em conferencias internacionais.
Orientações teóricas avançadas sobre práticas discursivas em ciência.
Compreensão do processo de redação e submissão de artigo científico em revista com fator de impacto.
Critérios de avaliação de qualidade e avaliação de revistas.
Redação da componente científica de projeto de investigação: problematização, estado de arte, componente metodológica, referenciação científica.
Desenvolvimento de componentes de autocritica, em relação ao conhecimento produzido.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: