Comunicação Oral e Escrita em Ciência

Objetivos

Esta unidade curricular tem como objetivo proporcionar formação avançada no domínio metodológico da Comunicação Oral e Escrita em Ciência. Mais especificamente:

• Desenvolver técnicas orais discursivas de comunicação em ciência;

• Conhecer o contexto da escrita científica, redação de artigos científicos e teses;

• Aprofundar a aquisição de conhecimentos no desenvolvimento de publicação de artigos em revistas com fator de impacto.

• Promover a publicação nacional e internacional do conhecimento produzido.

• Adquirir competências na elaboração da autocritica na produção de conhecimento científico.

 

Caracterização geral

Código

531017

Créditos

6

Professor responsável

Professor Doutor César Fonseca

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Não aplicável

Bibliografia

 

Taskiran, K. (2020). A Style Guide for Scientific Writing. Turkish Journal of Plastic Surgery, 28(3), 180–184. https://doi.org/10.4103 /tjps.tjps_65_19

Lu, C., Bu, Y., Wang, J., Ding, Y., Torvik, V., Schnaars, M., & Zhang, C. (2019). Examining scientific writing styles from the perspective of linguistic complexity. Journal of the Association for Information Science & Technology, 70(5), 462–475.

Pollock, N. W. (2020). The Responsibility of Scientific Writing. Wilderness & Environmental Medicine, 31(2), 129–130.

Bajwa, S. S., & Sawhney, C. (2016). Preparing manuscript: Scientific writing for publication. Indian Journal Of Anaesthesia, 60(9), 674-678.

 Hawks, S. J., Turner, K. M., Derouin, A. L., Hueckel, R. M., Leonardelli, A. K., & Oermann, M. H. (2016). Writing Across the Curriculum: Strategies to Improve the Writing Skills of Nursing Students. Nursing Forum, 51(4), 261-267.

 

Método de ensino

Apresentação de conceitos com exemplificação do planeamento de redação e submissão de artigo científico, projeto de investigação e de apresentação em conferência internacional.

Acompanhamento dos estudantes num modelo centrado no próprio e que permita atingir os objetivos propostos.

Pesquisa, recolha de informação e análise síntese do conhecimento a integrar na componente científica de projeto de investigação, artigo científico ou comunicação oral.

Desenvolvimento do raciocínio lógico e do espírito crítico na orientação de publicações internacionais em revista com fator de impacto.

Aplicação dos conceitos adquiridos e autocritica do trabalho produzido.

 

Método de avaliação

A avaliação final da Unidade Curricular será feita através da redação e um trabalho de proposta de artigo, comunicação oral ou componente científica de projeto de investigação.

 

Conteúdo

Organização e planeamento de apresentação em conferência científica internacional.

Adequação e submissão de papers em conferencias internacionais.

Orientações teóricas avançadas sobre práticas discursivas em ciência.

Compreensão do processo de redação e submissão de artigo científico em revista com fator de impacto.

Critérios de avaliação de qualidade e avaliação de revistas.

Redação da componente científica de projeto de investigação: problematização, estado de arte, componente metodológica, referenciação científica.

Desenvolvimento de componentes de autocritica, em relação ao conhecimento produzido.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: