Saúde Digital

Objetivos

1.Conhecer o estado da arte das aplicações dos sistemas de informação e comunicação e inteligência artificial em termos de promoção da saúde, prevenção da doença, diagnóstico e terapêutica;

2.Analisar e debater as principais implicações éticas, legais e sociais da medicina de precisão e da saúde digital, designadamente, os desafios ao consentimento informado, à vida privada, à propriedade do material biológico e da informação de saúde, à literacia, à equidade e à não discriminação;

3.Reconhecer novos mercados e identificar áreas de intersecção entre saúde pública, a medicina de precisão e a saúde digital, designadamente a eHealth e mHealth, os biobancos, novas técnicas digitais; devices, aplicações de big data e machine learning;

4.Identificar desafios futuros para os sistemas de saúde e para a saúde individual e pública numa nova era resultante da transformação digital.

 

Caracterização geral

Código

531018

Créditos

6

Professor responsável

Professora Doutora Helena Canhão

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

- Varajão J. Arquitectura da gestão de sistemas de informação. FCA – Editora de informática, lda. ISBN 972-722-507-1. 2005.

- Weightman, A., Ellis, S., Cullum, A., Sander, L., Turley, R. Grading evidence and recommendations for public health interventions: developing and piloting a framework Health Development Agency, London, 2005.

- Faria, P.L. (Ed.)- The Role of Health Law, Bioethics and Human Rights to Promote a Safer and Healthier World – Ed. FLAD e ENSP-UNL, Lisboa, 2006, ISBN 972-98811-4-6

- The Student's Guide to Research Ethics (Open Up Study Skills). Paul Oliver. Open University Press (2003)

- Principles of Biomedical Ethics. Tom L. Beauchamp, James F. Childress. Oxford University Press (2009)

- specified websites.

 

Método de ensino

Os métodos de ensino são diferenciados de acordo com os conteúdos de cada sessão, com sessões letivas interativas teórico-práticas de análise, discussão e resolução de estudos de caso. Serão convidados peritos externos para apresentarem exemplos práticos da sua área de actuação. Será promovida a interação entre discentes e docentes e a interação entre estudantes através da realização de trabalhos de grupo e resolução de desafios pré-programados.

 

Método de avaliação

 

A avaliação tem como base os seguintes parâmetros e ponderações:

a) Grau e qualidade da participação nas aulas (20%);

b) apreciação de trabalhos individuais e de grupo (80%).

 

Conteúdo

1) - Saúde Digital – Conceito, Evolução e Perspetivas

2) Big data, Large databases, Sistemas de Informação e Gestão da Informação

3) Telemedicina e telesaúde

4) Sistemas de Monitorização e Tele-monitorização (sensores, nanotecnologia)

5) Inteligência Artificial, Machine Learning e Internet of Things

6) Robótica

7) Modelos Anatómicos e Simuladores

 8) Dispositivos Médicos – Desenho e implementação

9) Dispositivos Médicos – Integração em redes de informação e perspetivas clínicas

10) Engenharia de Tecidos, Biocompatibilidade e Biofabricação de Tecidos e Orgãos

11) Cibersegurança, aspectos éticos, confidencialidade

12) Inovação Centrada no Doente, Empreendedorismo e transferência para o mercado

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: