Avaliação e Tecnologias da Saúde
Objetivos
Objetivos:
Proporcionar o estudo e a análise dos aspetos nucleares da avaliação em tecnologias da saúde;
Habilitar os doutorandos para desenvolver uma análise crítica e plural das diferentes problemáticas das tecnologias da saúde e bem-estar; Em termos específicos, pretendemos que, no termo das sessões de ensino e aprendizagem, os doutorandos tenham adquirido as seguintes competências:
Compreende os fundamentos de avaliação em tecnologias da saúde;
Compreende as metodologias de avaliação em tecnologias da saúde;
Entende os aspetos nucleares da relação entre as tecnologias da saúde e os padrões discursivos no desenvolvimento social, organizacional e bem-estar;
Identifica, enumera e resume as características dos efeitos tecnológicos na melhoria da prestação de cuidados de saúde e bem-estar.
Caracterização geral
Código
531019
Créditos
6
Professor responsável
A disponibilizar brevemente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Abrantes, A., Silva, C. & Ribeiro, L. (coord.) (2019). Imagem Médica: Experiências, práticas e aprendizagens. Faro: Sílabas & Desafios Danish Centre of Health Technology Assessment, National Board of Health, (2008). Health Technology Assessment Handbook (2nd ed.).
Denmark Goodman, C., (2004). Introduction to health Technology Assessment. The Lewin Group Report, HTA101. International Network of Agencies for Health Technology Assessment
Government Accountability Office - GAO. (2019). Technology Assessment Design Handbook. Washington, DC: GAO Silva, C., Almeida, R.P., Abrantes, A., Miranda, D., Silva, T., Ribeiro, L.P. & Azevedo, K. (2017). Horizontes da avaliação em tecnologias da saúde, Desenvolvimento e Sociedade - Revista Interdisciplinar em Ciências Sociais, 3, 143-156
World Health Organization (2015). Global Survey on Health Technology Assessment by National Authorities. Main findings. Geneva, Switzerland: WHO.
Método de ensino
Unidade a ser lecionada por sessões teórico-práticas, em regime presencial, podendo eventualmente ser aplicadas sessões à distância com exercícios práticos via plataforma do moodle-uevora.
Para além da exposição de conteúdos pelo docente, as aulas contam também com a participação dos doutorandos que, individualmente ou em pequenos grupos, e com base em recursos previamente distribuídos ou a pesquisar em auto-estudo, contribuirão para dinamizar as sessões.
Método de avaliação
a) 1 paper (artigo científico): 75%
b) Apresentação oral do trabalho: 25%
Conteúdo
Módulo 1.- Noção de Tecnologias da e na Saúde.
1.1. Considerações preliminares sobre Tecnologia(s) e Saúde.
1.2. Tecnologias da Saúde: génese e recentes orientações.
1.3. Agenda das Tecnologias da Saúde e Bem-Estar.
Módulo 2.- Tecnologias, Saúde, Bem-Estar e Sociedade.
2.1. Padrões de desenvolvimento tecnológico no campo da Saúde e do Bem-Estar.
2.2. Políticas públicas e Tecnologias da Saúde.
2.3. Avaliação das Tecnologias da Saúde. Módulo
3.- Tecnologias, Saberes e Prestação de Cuidados de Saúde.
3.1. Tecnologias da Saúde e profissões.
3.2. Discursos tecnológicos na Saúde e Bem-Estar: retóricas e realidades.
3.3. Tecnologias da Saúde ao encontro das pessoas.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: