Seminário de Estudos Avançados em Ciências da Saúde e Bem-Estar

Objetivos

Identificar as vantagens das abordagens de investigação em saúde pública baseadas no ciclo de vida, individual e familiar.

Saber aplicar as metodologias de investigação adequadas para o estudo dos principais determinantes da saúde, prevenção da doença e promoção da saúde no ciclo de vida, tendo em conta os períodos críticos e sensíveis.

Identificar e selecionar estratégias baseadas em evidência para a promoção da saúde materna, infantil e juvenil.

Delinear os princípios de uma alimentação saudável durante o ciclo de vida e o papel da atividade física na redução da carga de doença e promoção da longevidade saudável.

Caracterizar o fenómeno do envelhecimento em Portugal e identificar estratégias que conduzam a um envelhecimento saudável e ativo.

 

Caracterização geral

Código

531020

Créditos

9

Professor responsável

Professora Doutora Sónia Dias

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Carlisle, S., Hanlon, P. (2008). ‘Well-being’ as a focus for public health? A critique and defence. Critical Public Health, 18(3), 263-270.

Center on the Developing Child at Harvard University (2010). The Foundations of Lifelong Health Are Built in Early Childhood

Direção-Geral de Saúde. Programas Nacionais Prioritários. Consultáveis em: www.dgs.pt

Kuh, D., Ben Shlomo, Y., & Ezra, S. (2009). A Life Course Approach to Chronic Disease Epidemiology. Oxford University Press.

World Health Organization (2002). Active Ageing. A policy framework. on communicable Disease Prevention and Health Promotion Department, Geneva, World Health Organization.

 

Método de ensino

 

A unidade curricular está organizada na forma de seminários que serão conduzidos por especialistas de diferentes áreas das ciências da saúde e bem-estar, pemitindo aos discentes conhecer, contactar e discutir distintas experiências de investigação.

 

Método de avaliação

A avaliação final incluirá a redação de um artigo científico (80%). Também a assiduidade será considerada na nota final (20%).

 

Conteúdo

A promoção da saúde no ciclo de vida individual e familiar, discussão do conceito e estado de arte Momentos críticos e sensíveis no ciclo de vida - oportunidades para a prevenção da doença e promoção da saúde.

Nascimento e crescimento saudáveis: situação atual e estratégias para a obtenção de ganhos em saúde materno-infantil.

A saúde dos jovens portugueses. Fatores favoráveis a uma adolescência saudável. A aprendizagem da auto-gestão da saúde e a prevenção de comportamentos de risco.

Vida adulta ativa e saudável. A prevenção e o controlo das doenças crónicas e dos problemas de saúde mais prevalentes em Portugal e na Europa.

Bem estar, atividade física e alimentação saudável ao longo do ciclo de vida.

Os programas de saúde nacionais prioritários.

A promoção do envelhecimento saudável e ativo.

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: