Seminário de Estudos Avançados em Enfermagem

Objetivos

• Compreender e caracterizar a Enfermagem enquanto disciplina do conhecimento

• Compreender e caracterizar a Enfermagem enquanto profissão

• Compreender a (re)construção da enfermagem enquanto disciplina-profissão através da sistematização dos resultados da investigação

 

Caracterização geral

Código

531026

Créditos

9

Professor responsável

Professor Doutor Manuel Lopes / Professor Doutor César Fonseca

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

 

Bibliografia

Bishop, A. H. & Scudder, J. R. (1991) - Nursing the practice of caring. New York: National League for Nursing

Butts, J. B. ., & Rich, K. L. (2017). Philosophies and Theories for Advanced Nursing Practice (3trd ed.). Jones & Bartlett Learning.

Cody, W. K. (Ed.). (2006). Philosophical and Theoretical Perspectives for Advanced Nursing Practice (4th ed.). Jones and Bartlett Publishers.

Chinn, P. L. & Kramer, M. K. (2004) – Theory and nursing. Integrated knowledge and development. 7th Ed. St. Louis: Mosby.

Kim, H.S. (1997) - Theoretical thinking in nursing: Problems and prospects. In: Nicoll L.H., ed. Perspectives on Nursing Theory. 3rd ed.

Philadelphia, PA: Lippincott.

Lopes Manuel José. (2006). A Relação Enfermeiro-Doente Como Intervenção Terapêutica .

Formasau. Meleis, A. I. (2010). Tansitions Theory - midle range and situation specific theories in nursing research and practice. In Springer Publishing Company. https://doi.org/10.1300/J018v25n03_05

 

Método de ensino

Neste nível de desenvolvimento as metodologias de ensino serão essencialmente ativas e focadas no interesse dos doutorandos. Assim, e após um enquadramento concetual e estratégico inicial, dar-se-á espaço para que cada estudante, tendo como ponto de partida o seu percurso pessoal e profissional, concetualize o diálogo entre a disciplina e a profissão de enfermagem. Tal será estimulado com recurso a análise concetual bem como análise crítica dos contextos. O percurso será sujeito a apresentações e discussões públicas, bem como à formulação de um documento final sob o formato de artigo.

 

Método de avaliação

A avaliação da aprendizagem resultará da avaliação da apresentação pública, bem como do documento escrito.

 

Conteúdo

1.A enfermagem enquanto disciplina do conhecimento

a. O domínio material ou objeto de estudo;

b. O conjunto possível de fenómenos observáveis;

c. O nível de integração teórica;

d. Os métodos;

e. Os instrumentos de análise;

f. As aplicações práticas;

g. As contingências históricas

2. A enfermagem enquanto profissão

a. Características de uma profissão

b. A construção da profissionalidade

3. O diálogo entre a disciplina e a profissão através da investigação

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: