Seminário de Estudos Avançados em Enfermagem
Objetivos
Compreender e caracterizar a Enfermagem enquanto disciplina do conhecimento
Compreender e caracterizar a Enfermagem enquanto profissão
Compreender a (re)construção da enfermagem enquanto disciplina-profissão através da sistematização dos resultados da investigação
Caracterização geral
Código
531026
Créditos
9
Professor responsável
Professor Doutor Manuel Lopes / Professor Doutor César Fonseca
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - A disponibilizar brevemente
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Bishop, A. H. & Scudder, J. R. (1991) - Nursing the practice of caring. New York: National League for Nursing
Butts, J. B. ., & Rich, K. L. (2017). Philosophies and Theories for Advanced Nursing Practice (3trd ed.). Jones & Bartlett Learning.
Cody, W. K. (Ed.). (2006). Philosophical and Theoretical Perspectives for Advanced Nursing Practice (4th ed.). Jones and Bartlett Publishers.
Chinn, P. L. & Kramer, M. K. (2004) Theory and nursing. Integrated knowledge and development. 7th Ed. St. Louis: Mosby.
Kim, H.S. (1997) - Theoretical thinking in nursing: Problems and prospects. In: Nicoll L.H., ed. Perspectives on Nursing Theory. 3rd ed.
Philadelphia, PA: Lippincott.
Lopes Manuel José. (2006). A Relação Enfermeiro-Doente Como Intervenção Terapêutica .
Método de ensino
Neste nível de desenvolvimento as metodologias de ensino serão essencialmente ativas e focadas no interesse dos doutorandos. Assim, e após um enquadramento concetual e estratégico inicial, dar-se-á espaço para que cada estudante, tendo como ponto de partida o seu percurso pessoal e profissional, concetualize o diálogo entre a disciplina e a profissão de enfermagem. Tal será estimulado com recurso a análise concetual bem como análise crítica dos contextos. O percurso será sujeito a apresentações e discussões públicas, bem como à formulação de um documento final sob o formato de artigo.
Método de avaliação
A avaliação da aprendizagem resultará da avaliação da apresentação pública, bem como do documento escrito.
Conteúdo
1.A enfermagem enquanto disciplina do conhecimento
a. O domínio material ou objeto de estudo;
b. O conjunto possível de fenómenos observáveis;
c. O nível de integração teórica;
d. Os métodos;
e. Os instrumentos de análise;
f. As aplicações práticas;
g. As contingências históricas
2. A enfermagem enquanto profissão
a. Características de uma profissão
b. A construção da profissionalidade
3. O diálogo entre a disciplina e a profissão através da investigação
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: