Área de Especialização em Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias
Objetivos educativos
O Mestrado em Ciências da Comunicação foi renovado em Janeiro de 2022, mantendo a oferta de 5 áreas de especialização – Cinema e Televisão, Comunicação e Artes, Comunicação Estratégica, Cultura Contemporânea e Novas Tecnologias, e Estudos dos Media e do Jornalismo. Os novos seminários enriquecem uma diversificada oferta curricular que responde melhor às exigências formativas do 2º ciclo em Ciências da Comunicação, contemplando:
- Uma dimensão aplicada, que produz conhecimento rigoroso de um ponto de vista académico e útil socialmente a decisores políticos, ativistas, profissionais, criadores e cidadãos interessados no campo dos media e da comunicação. Esta perspetiva interdisciplinar inclui atenção a temas de atualidade na perspetiva da comunicação e sintonia com as dinâmicas do mercado, da política e da sociedade;
- Uma dimensão de investigação, que articula teorias e investigação, favorecendo sinergias e o envolvimento de mestrandos em projetos de pesquisa, direcionando aqueles que desejarem prosseguir estudos doutorais;
- Uma dimensão de criação, ancorada em práticas disruptivas, de inovação e releitura, com foco nas relações entre media e sociedade, comunicação e cultura, tecnologias e artes.
Caracterização geral
Código DGES
14503
Ciclo
Área de especialização
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso, consulte-se as normas regulamentares dos cursos de doutoramento da NOVA FCSH.
Coordenador
Carla Maria dos Santos Filipe Batista
Data de abertura
2022-09-19
Número máximo de admissões
A disponibilizar brevemente
Propinas
1200 Euros/ano ou 2500 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)
Horários
Presencial Pós-Laboral
Idioma de ensino
Língua Portuguesa
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 3 semestres Créditos totais: 90 créditos (60 em unidades curriculares + 30 na componente não letiva) Modalidades de componente não letiva: Dissertação, Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório. O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Este percurso é um perfil de
Mestrado em Ciências da Comunicação (2022-23)
Condições de acesso
As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: -ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal -ser titular de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH -ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Cientifico da NOVA FCSH Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.
Regras de avaliação
Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.
Estrutura
Opção Complementar | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
02107668 | Pensamento e Arte Contemporâneos | 10.0 |
Opções condicionadas 1 | ||
---|---|---|
Código | Nome | ECTS |
Opções | ||
722011033 | Cibercultura | 10.0 |
722011034 | Ciberespaço, Media e Interação | 10.0 |
722011122 | Cultura Pop | 10.0 |
02107643 | Ecologia Política e Cultural | 10.0 |
02107756 | Planeamento e Estratégias da Publicidade | 10.0 |
02107679 | Práticas Digitais e Media Críticos | 10.0 | Número de ECTS obrigatório: 40 |