Comportamento do Consumidor

Objetivos

  • Adquirir um quadro conceptual para a análise de problemas de comportamento do consumidor;
  • Aprender como o comportamento do consumidor pode ser afetado por diferentes estratégias de marketing e comunicação;
  • Mostrar como evidências comportamentais podem ser usadas para avaliar as estratégias de marketing e de comunicação;
  • Desenvolver uma compreensão mais profunda do comportamento do consumidor, baseado nas teorias psicológicas e sociológicas mais relevantes;
  • Adquirir experiência na aplicação destas teorias em problemas reais de comportamento do consumidor.

Caracterização geral

Código

02107696

Créditos

10.0

Professor responsável

Pedro Manuel do Espírito Santo

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

- Alba, J. W. (Ed.). (2011). Consumer Insights: Findings from Behavioral Research. Marketing Science Institute.

- Ariely, D. (2010). Predictably irrational: the hidden forces that shape our decisions. (Revised and Expanded Edition). HarperCollins Publishers.

- Cialdini, R. B. (2006). Influence: the psychology of persuasion (Revised Edition). Harper Business.

- Hoyer, W. D., MacInnis, D. J., & Pieters, R. (2012). Consumer behavior (6th Edition), South-Western, 2012.

- Kardes, Frank R. (2001) Consumer Behavior and Managerial Decision Making (2nd edition), Prentice Hall.

- Underhill, P. (2008). Why we buy: The science of shopping (Revised Edition). Simon & Schuster

Método de ensino

O seminário teórico / prático irá promover várias formas de aprendizagem, incluindo discussões de casos, palestras, leituras e realização de exercícios práticos (individualmente e/ou em grupo). O domínio do inglês revela-se imprescindível, visto que os case studies apresentados e a maior parte da bibliografia recomendada estão nesse idioma.

Método de avaliação

Avaliação - No final do seminário, os alunos terão de escrever individualmente uma análise de um caso de estudo. O estilo do relatório será como se estivessem a trabalhar como consultores para a empresa, com base num caso real(100%)

Conteúdo

1. Necessidades e Motivação

2. Atenção e Perceção

3. Aprendizagem e Memória

4. Atitudes e Persuasão

5. Procura de Informações

6. Escolhas e Decisões

7. Compras

8. Consumo e Satisfação

9. Lealdade do Consumidor

10. Diversidade do Consumidor

11. Influências sociais

12. Culturas e Subculturas

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: