Comportamento do Consumidor
Objetivos
- Adquirir um quadro conceptual para a análise de problemas de comportamento do consumidor;
- Aprender como o comportamento do consumidor pode ser afetado por diferentes estratégias de marketing e comunicação;
- Mostrar como evidências comportamentais podem ser usadas para avaliar as estratégias de marketing e de comunicação;
- Desenvolver uma compreensão mais profunda do comportamento do consumidor, baseado nas teorias psicológicas e sociológicas mais relevantes;
- Adquirir experiência na aplicação destas teorias em problemas reais de comportamento do consumidor.
Caracterização geral
Código
02107696
Créditos
10.0
Professor responsável
Pedro Manuel do Espírito Santo
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Alba, J. W. (Ed.). (2011). Consumer Insights: Findings from Behavioral Research. Marketing Science Institute.
- Ariely, D. (2010). Predictably irrational: the hidden forces that shape our decisions. (Revised and Expanded Edition). HarperCollins Publishers.
- Cialdini, R. B. (2006). Influence: the psychology of persuasion (Revised Edition). Harper Business.
- Hoyer, W. D., MacInnis, D. J., & Pieters, R. (2012). Consumer behavior (6th Edition), South-Western, 2012.
- Kardes, Frank R. (2001) Consumer Behavior and Managerial Decision Making (2nd edition), Prentice Hall.
- Underhill, P. (2008). Why we buy: The science of shopping (Revised Edition). Simon & Schuster
Método de ensino
O seminário teórico / prático irá promover várias formas de aprendizagem, incluindo discussões de casos, palestras, leituras e realização de exercícios práticos (individualmente e/ou em grupo). O domínio do inglês revela-se imprescindível, visto que os case studies apresentados e a maior parte da bibliografia recomendada estão nesse idioma.
Método de avaliação
Avaliação - No final do seminário, os alunos terão de escrever individualmente uma análise de um caso de estudo. O estilo do relatório será como se estivessem a trabalhar como consultores para a empresa, com base num caso real(100%)
Conteúdo
1. Necessidades e Motivação
2. Atenção e Perceção
3. Aprendizagem e Memória
4. Atitudes e Persuasão
5. Procura de Informações
6. Escolhas e Decisões
7. Compras
8. Consumo e Satisfação
9. Lealdade do Consumidor
10. Diversidade do Consumidor
11. Influências sociais
12. Culturas e Subculturas
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: