Planeamento e Estratégias da Publicidade
Objetivos
a) Adquirir os conhecimentos teóricos sobre os métodos de análise e produção das campanhas publicitárias;
b) Adquirir os conhecimentos teóricos básicos necessários pela compreensão e pela análise crítica de uma estratégia publicitária, nomeadamente os fundamentos de comportamento do consumidor, de marketing, da linguística cognitiva, da retórica e da teoria das emoções e do humor;
c) Desenvolver as capacidades analíticas, críticas e criativas, identificando e encontrando soluções a problemas de comunicação publicitária;
d) Treinar as capacidades necessárias para o desenvolvimento de uma estratégia publicitária em diferentes contextos culturais e sociais.
Caracterização geral
Código
02107756
Créditos
10.0
Professor responsável
António Alexandre de Oliveira Duarte
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Ben-Ze'ev, A. (2000). The subtlety of emotions. Cambridge, MA: MIT Press;
- Kjeldsen, J. (2012). Pictorial argumentation in advertising: Visual tropes and figures as a way of creating visual argumentation. In F. van Eemeren & B. Garssen (Eds.), Topical themes in argumentation theory (pp. 239–255). Dordrecht, Netherlands: Springer;
- Kress, G., & Van Leeuwen, T. (2006). Reading images. The grammar of visual design. London, UK, and New York, NY: Routledge;
- Macagno, F., & Pinto, R. (2021). Reconstructing Multimodal Arguments in Advertisements: Combining Pragmatics and Argumentation Theory. Argumentation, 35(1), 141–176. https://doi.org/10.1007/s10503-020-09525-z;
- Raskin, V. (1985). Semantic mechanisms of humor. Dordrecht, Netherlands: Reidel;
- Rocci, A., Mazzali-Lurati, S., & Pollaroli, C. (2013). Is this the Italy we like? Multimodal argumentation in a Fiat Panda TV commercial. In B. Pennock-Speck & M. del Saz-Rubio (Eds.), The multimodal analysis of television commercials (pp. 157–187). València, Spain: Publicacions de la Universitat de València;
- Walton, D. (2007). Media argumentation: Dialectic, persuasion and rhetoric. New York, NY: Cambridge University Press;
- Wilson, D., & Sperber, D. (2004). Relevance theory. In L. Horn & G. Ward (Eds.), Handbook of pragmatics (pp. 607–632). Oxford, UK: Blackwell.
Método de ensino
- Apresentação dos conceitos teóricos;
- Análise de publicidades e campanhas - trabalhos em sala de aula e em pequenos grupos;
- Trabalhos de grupos e apresentações com análises críticas e criativas
Método de avaliação
Avaliação Contínua - Análise de uma campanha (30%), Apresentações dos alunos(10%), Teste(60%)
Conteúdo
1. Fundamentos retóricos da publicidade
1.1. A publicidade no sistema retórico;
1.2. Estratégias argumentativas e tomada de decisão.
2. A publicidade na área científica das ciências da comunicação e como ferramentas para a comunicação social
2.1. A investigação da publicidade em Portugal.
3. A imagem da/na publicidade
3.1. Interpretação da imagem; níveis e modelos de interpretação;
3.2. Fundamentos de linguística cognitiva: relação entre esforço e efeito cognitivo; dissonância cognitiva.
4. Fundamentos de teoria das emoções: Mecanismos heurísticos de tomada de decisão; Mecanismos emotivos; Tipos de emoções; Ambiguidade emocional; Palavras emotivas
5. Estratégias e posicionamento
5.1 O humor como estratégia.
6. Planeamento estratégico em publicidade
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: