Didática do Inglês I
Objetivos
-Adquirir conceitos e terminologia centrais no ensino-aprendizagem da língua estrangeira
-Identificar,caraterizar e avaliar o contributo dos vários métodos e abordagens no ensino da LE
-Familiarizar-se com os programas nacionais de Inglês e o CEFRL
-Desenvolver uma compreensão crítica do uso atual da tecnologia digital relativamente ao ensino-aprendizagem da LE
-Desenvolver uma reflexão sobre as problemáticas relativas ao ensino-aprendizagem do inglês em contexto-escolar, articulando saberes/saber-fazer/saber-ser e saber-aprender
-Desenvolver uma análise e reflexão sobre o aluno de LE, os diferentes papéis do professor, padrões de interação na sala de aula
-Elaborar propostas de desenvolvimento das capacidades de produção e receção
-Desenvolver a consciencialização para a diversidade linguística e cultural
-Refletir, analisar e discutir processos a desenvolver na sala de aula
-Explicitar princípios, modalidades e objectivos da avaliação
-Descrever processos de gestão do erro
Caracterização geral
Código
722160022
Créditos
10.0
Professor responsável
Lili Lopes Cavalheiro
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
- Byram, M. & A. Hu (Eds) (2013) The Routledge Encyclopedia of Language Teaching and Learning. Routledge
- Council of Europe (2018) Common European Framework of Reference for Languages / CV.
- Deusen-Scholl, N. & S. May (Eds) (2017) Second and Foreign Language Education. Springer
- Donaghy, K. & D. Xerri (Eds) (2017) The Image in ELT. ELT Council
- Farrel, T. & G. Jacobs (2010) Essentials for Successful ELT. Continuum
- Gao, X. (Ed) (2019) Second Handbook of English Language Teaching. Springer
- Harmer, J. (2015). The Practice of English Language Teaching. Pearson
- Maley, A. & N. Peachey (Eds) (2015) Creativity in the English Language Classroom. British Council
- Spratt, M., A. Pulverness and M. Williams (2011). The TKT Course Modules 1, 2 and 3. Cambridge University Press.
Método de ensino
As aulas são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, actividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interacção e a participação activa dos alunos individualmente e em grupo.
Método de avaliação
Métodos de avaliação - Avaliação é contínua e incide na participação regular e pertinente nas sessões, trabalhos práticos, trabalhosteóricos(60%), Prova escrita presencial (40%)
Conteúdo
a) Língua e conceitos subjacentes ao ensino-aprendizagem da LE.
b) Programas de Inglês LE e o QCERL.
c) Teorias e metodologias de ensino da LE.
d) Capacidades de recepção e de produção.
e) Motivação dos estudantes, diferenças entre estudantes e diferentes contextos de aprendizagem.
f) Planificação, gestão de sala de aula e de recursos.
g) Teorias e fundamentos para a avaliação.
h) Pedagogia do erro.
i) Instrumentos e técnicas de avaliação.
j) Tecnologia digital na aula de LE.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: