Didática do Inglês II
Objetivos
a) Conhecer e aprofundar um conjunto vasto de metodologias e abordagens no ensino da LE.
b) Desenvolver as competências linguístico-culturais numa perspectiva intercultural.
c) Desenvolver a análise e construção de materiais e tarefas com vista a uma exploração reflectida e crítica.
d) Aprofundar as finalidades formativas, sociais e de cidadania inerentes à educação em LE.
e) Desenvolver uma apreciação crítica da educação em LE e comunicação intercultural.
f) Participar em ligações com parceiros internacionais, incluindo visitas, intercâmbios ou ligações TIC.
Caracterização geral
Código
722160023
Créditos
5.0
Professor responsável
Lili Lopes Cavalheiro
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
- Byram, M. (2020) Teaching and Assessing Intercultural Communicative Competence Revisited. Multilingual Matters
- Porto, M. & M. Byram (2017) New Perspectives on Intercultural Language Research and Teaching. Routledge
- Council of Europe (2017) European Framework for the Digital Competence of Educators
- Council of Europe (2018) Reference Framework of Competences for Democratic Culture
- Council of Europe (2020) A Portfolio of Competences for Democratic Culture
- UNESCO (2018) Preparing Teachers for Global Citizenship Education A Template.
- Jackson, J. (Ed.) (2020). The Routledge Handbook of Language and Intercultural Communication. London: Routledge.
Método de ensino
As sessões são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, atividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interação e a participação ativa dos alunos individualmente e em grupo.
Pretende-se criar um espaço de reflexão teórica conducente à estruturação de tarefas ou projetos relacionados com a educação intercultural para a cidadania.
A avaliação incidirá sobre a apresentação de pequenos trabalhos durante o semestre e a preparação de um projeto sobre educação para a cidadania intercultural ou de um conjunto de tarefas com objetivos de aprendizagem interculturais, na aula de LE. A participação regular nas sessões será objeto de avaliação.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
a) Abordagem comunicativa intercultural no ensino de Inglês Língua Estrangeira.
b) Componentes da competência intercultural.
c) Vocabulário conceptual: identidade, cultura, diálogo intercultural, competência, cidadania intercultural.
d) Princípios para a planificação dos componentes da CI.
e) Recursos, abordagens e actividades para o desenvolvimento da competência intercultural.
f) Avaliação de CI.
g) Análise crítica de manuais relativamente ao ensino-aprendizagem de língua-cultura.
h) O texto literário no ensino-aprendizagem da LE.
i) Análise crítica de exemplos de práticas pedagógicas.
j) Técnicas e tarefas de observação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: