Didática do Alemão II

Objetivos

-Conhecer e analisar um conjunto de modelos de observação de aulas sendo capaz de fazer uma reflexão crítica para melhorar o desempenho do professor no ensino da LE.
-Desenvolver as competências linguístico-culturais numa perspectiva intercultural.
-Estar apto a analisar e construir materiais e desenvolver tarefas com vista a uma exploração reflectida e crítica do processo de ensino-aprendizagem.
-Desenvolver uma apreciação crítica da educação em LE e comunicação intercultural.

Caracterização geral

Código

722160025

Créditos

5.0

Professor responsável

Maria Celeste de Sousa Machado

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Afonso, Clarisse Costa (2003) «Competência Intercultural: Conteúdos Culturais na Aquisição da Língua Estrangeira e sua Integração Didáctica no Ensino do Alemão». Tese de doutoramento policopiada. In: http://hdl.handle.net/10362/2602
Heringer, Hans Jürgen (2007) Interkulturelle Kommunikation. 2. Aufl. Tübingen:A.Francke.
Meyer, Hilbert (1980) Leitfaden zur Unterrichtsvorbereitung. 3, Aufl. Königstein/Ts.: Scriptor.
Storch, Günther (2001) Deutsch als Fremdsprache – Eine Didaktik. 2. Aufl. München: Fink.
Ziebell, Barbara (2012) Unterrichtsbeobachtung und kollegiale Beratung. Berlin, München:Langenscheidt.

Método de ensino

As sessões são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, atividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados incluindo o visionamento de aulas em video. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interação e a participação ativa dos estudantes individualmente e em grupo.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Apresentação de pequenos trabalhos durante o semestre e participação activa e regular nas aulas, em pelo menos 70% das aulas dadas(60%), Elaboração de um teste ou trabalho final(40%)

Conteúdo

- Análise e debate de diversos modelos de fichas de observação de aula com aplicação prática nas primeiras séries de aulas assistidas.
-Componentes da competência intercultural no ensino de Alemão como Língua estrangeira.
-Recursos, abordagens e actividades para o desenvolvimento da competência intercultural.
-Técnicas para o desenvolvimento das capacidades produtivas e reprodutivas, nomeadamente a compreensão da leitura.
-Tipologia de exercícios para o desenvolvimento das capacidades de base
-Princípios para as planificações
-Análise crítica de manuais relativamente ao ensino-aprendizagem de língua-cultura.
- Análise crítica de exemplos de práticas pedagógicas.