Didática do Francês I

Objetivos

Adquirir/aprofundar conceitos e terminologia centrais no ensino do FLE
Identificar e avaliar o contributo das várias metodologias no ensino do FLE
Familiarizar-se com os programas de francês, as Aprendizagens Essenciais e o QECRL
Desenvolver uma compreensão crítica do uso da tecnologia digital no ensino da LE
Refletir sobre as problemáticas relativas ao ensino do FLE em contexto escolar, articulando saberes/saber-fazer/saber-ser e saber-aprender
Desenvolver uma análise e reflexão sobre o aluno de LE, os diferentes papéis do professor, padrões de interação na sala de aula
Elaborar propostas de desenvolvimento das capacidades de receção, produção, interação e mediação
Promover a consciencialização para a diversidade linguística e cultural
Refletir, analisar e discutir processos a desenvolver na sala de aula, recorrendo aos conhecimentos adquiridos no âmbito da didática
Explicitar princípios, modalidades e objetivos da avaliação
Descrever processos de gestão pedagógica do erro

Caracterização geral

Código

722160031

Créditos

10.0

Professor responsável

Christina Philomène Léa Marie-José Dechamps

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

BEACCO, J.C. (2007). Lapproche par compétences dans lenseignement des langues. Paris: Didier
BERTOCCHINI, P. (2008). Manuel de formation pratique pour le professeur de FLE. Paris: Clé International
Conseil de l'Europe (2001). Cadre Européen Commun de Référence pour les langues. Paris: Didier + volume complémetaire (2018)
CUQ, J.P. et alii (2017). Cours de didactique du français langue étrangère et seconde. Grenoble: PUG
CUQ, J.P. et alii (2003). Dictionnaire de didactique du français. Paris: Clé international
NARCY-COMBES, M.F. (2005). Précis de didactique: devenir professeur de langue. Paris: Ellipses
LIONS-OLIVIERI, M.L. (2011). Lapproche actionnelle dans lenseignement des langues. Paris: éd. Maison des Langues
PUREN, C. (1994-2008). La didactique des langues étrangères à la croisée des méthodes. Paris: Didier-Credif
Programas Francês, Ensino Básico 3º Ciclo/Secundário. Lisboa: Ministério da Educação Aprendizagens Essenciais (2018). Lisboa: Ministério da Educação

Método de ensino

As aulas são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, actividades práticas, discussão conjunta e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interacção e a participação activa dos estudantes, individualmente e em grupo.
Pretende-se que a leccionação ilustre, quando possível, a implementação na prática das abordagens, princípios e conceitos estudados, facilitando a aprendizagem através da observação e reflexão.

Método de avaliação

Métodos de avaliação - Avaliação é contínua e incide na participação regular e pertinente nas sessões, trabalhos práticos, trabalhos teóricos(60%), Prova escrita presencial(40%)

Conteúdo

a) Língua e conceitos subjacentes ao ensino-aprendizagem da LE.
b) Teorias e metodologias de ensino da LE.
c) Capacidades de recepção, produção, interacção e mediação.
d) Motivação dos alunos, diferenças entre alunos e diferentes contextos de aprendizagem.
e) Planificação e gestão de sala de aula.
f) Teorias e fundamentos para a avaliação.
g) Instrumentos e técnicas de avaliação.
h) Pedagogia do erro.