Gramática do Português e Ensino

Objetivos

a) Adquirir e aprofundar conhecimentos sobre a gramática do português, considerando os seus diferentes domínios;
b) Desenvolver competências de descrição e análise de fenómenos da fonologia, da morfologia, da sintaxe e da semântica do português;
c) Refletir sobre perspetivas teóricas e opções metodológicas para o ensino e aprendizagem da gramática;
d) Dominar técnicas para a conceção e elaboração de materiais para o ensino e aprendizagem da gramática.

Caracterização geral

Código

722131084

Créditos

10.0

Professor responsável

Joana Maria Rodrigues Batalha Marchão

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não tem.

Bibliografia

Costa, A. & Rodrigues, S. (2019) Grammar teaching in Portugal. Bellaterra Journal of Teaching & Learning Languages & Literatures, 12(2), 21-40.
Denham, K. & Lobeck, A. (eds.). (2010) Linguistics at school: Language awareness in primary and secondary education. Cambridge: Cambridge University Press.
Duarte, I. (2000) Língua Portuguesa. Instrumentos de Análise. Lisboa: Universidade Aberta.
Duarte, I. M. & Figueiredo, O. (2011) Português, Língua e Ensino. Porto: U. Porto Press.
Leal, A. et al. (orgs) (2019) A linguística na formação do professor: das teorias às práticas. Porto: FLUP.
Martins, A. M. & Carrilho, E. (2016) Manual de Linguística Portuguesa. Berlin: De Gruyter.
Mateus, M. H. M. et al. (2003) Gramática da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Peres, J. & Móia, T. (1996) Áreas Críticas da Língua Portuguesa. Lisboa: Caminho.
Raposo, E. B. P. et al. (2013/2018) Gramática do Português. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

Método de ensino

A unidade curricular funciona em regime de seminário, o que pressupõe a participação ativa dos mestrandos em todas as sessões e a progressiva autonomização do seu trabalho (pesquisa bibliográfica, leitura crítica, formulação de problemas e apresentação de propostas para a respetiva resolução, etc.).
No início do semestre, serão definidos e calendarizados temas para estudo e discussão, a preparar pelos estudantes a partir da bibliografia recomendada.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - (i) a participação nas sessões do seminário, incluindo a apresentação e discussão de temas do programa e a realização de tarefas autónomas(40%), (ii) um trabalho final individual, a apresentar oralmente e por escrito(60%)

Conteúdo

1. O ensino e a aprendizagem da gramática; perspetivas e metodologias.
2. O oral e o escrito: transcrição do oral; critérios da ortografia portuguesa.
3. O sistema fonológico do português europeu; processos fonológicos.
4. Flexão nominal e flexão verbal; processos de formação de palavras (derivação e composição).
5. Aspetos sintáticos e semânticos: classes de palavras; constituintes da frase e funções sintáticas; frases simples e frases complexas; construção da referência e expressões nominais; marcação de tempo, aspeto e modalidade.
6. Língua, variação e norma(s): parâmetros de variação; questões de normalização.