Didática do Espanhol I
Objetivos
a) Adquirir as bases teóricas fundamentais para o ensino-aprendizagem do Espanhol.
b) Reconhecer o contributo dos vários métodos e abordagens no ensino das línguas estrangeiras.
c) Familiarizar-se com os programas nacionais de Espanhol, o Marco Común Europeo de Referencia para las Lenguas e o Plan Curricular del Instituto Cervantes.
d) Analisar as atividades de compreensão, produção, interação e mediação e elaborar propostas de integração e desenvolvimento no âmbito de uma unidade didáctica, tendo em conta critérios explícitos.
e) Desenvolver uma reflexão crítica sobre as crenças do professor e do aluno de LE, e da sua incidência na sala de aula.
f) Promover a consciencialização para a diversidade linguística e cultural do âmbito hispânico.
g) Reflectir, analisar e discutir processos a desenvolver na sala de aula recorrendo aos conhecimentos adquiridos.
h) Integrar as ferramentas digitais no ensino de Espanhol, alargando a consciência crítica sobre as suas implicações pedagógicas.
Caracterização geral
Código
722160029
Créditos
10.0
Professor responsável
Beatriz Moriano Moriano
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Espanhol
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
1. Consejo de Europa (2002). Marco común europeo para las lenguas: aprendizaje, enseñanza,evaluación. Madrid: Anaya, Instituto Cervantes, Ministerio de Educación, Cultura y Deporte.
2. Council of Europe. (2017). Common European Framework of Reference for Languages: Learning, Teaching, Assessment. Companion Volume with New Descriptors. Provisional Edition. Strasbourg: Council of Europe.
3. Muñoz-Basols, J., Gironzetti, E. y Lacorte, M. (eds) (2019). The Routledge Handbook of Spanish Language Teaching, New York: Routledge.
4. Llopis García, R., Real Espinosa, J.M. y Ruiz Campillo, J.P. (2012). Qué gramática enseñar, qué gramática aprender. Madrid: Edinumen.
5.Sánchez, J. y Santos, I. (eds.). (2004). Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como segunda lengua (L2) / lengua extranjera (LE). Madrid: SGEL.
Método de ensino
As aulas são de natureza teórico-prática e incluem exposição, investigação, discussão conjunta, actividades práticas e reflexão sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a aplicação prática da teoria, a interacção e a participação activa e contínua dos alunos, individualmente e em grupo.
Método de avaliação
Método de Avaliação - Avaliação contínua: trabalho teórico-prático consistente na criação de uma unidade didática(50%), e participação regular nas sessões com apresentação de trabalhos e outras atividades. Assiduidade obrigatória em 75% das aulas, excepto trabalhadores-estudantes.(20%), prova escrita(30%)
Conteúdo
a) Conceitos e terminologia central ao ensino-aprendizagem das LE.
b) Teorias e métodos para o ensino das LE.
c) Programas de Espanhol em Portugal e outros documentos oficiais.
d) Motivação dos estudantes, diferenças entre estudantes e diferentes contextos de aprendizagem.
e) Planificação e gestão de sala de aula.
f) O papel do professor e as dinâmicas de interacção na aula.
g) Teorias e fundamentos para a avaliação.
h) Pedagogia do erro.
i) Critérios para a construção de materiais didáticos.
j) Consciência da diversidade linguística e cultural do âmbito hispano.
k) Ferramentas digitais para o ensino de Espanhol.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: