Área de especialização de Inglês

Objetivos educativos

- Compreender as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução;
- Compreender os fundamentos pedagógicos, didáticos e metodológicos de investigação educacional;
- Aplicar os conhecimentos pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e práticas pedagógicas;
- Adequar as práticas pedagógicas e didáticas às especificidades das áreas disciplinares, níveis de ensino, estudantes e meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
- Mobilizar e aplicar os conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos adquiridos à produção de atividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos objetivos programáticos, bem como às especificidades dos estudantes e dos meios escolares;
-Refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais da profissão, no contexto dos problemas do mundo contemporâneo e formação para a cidadania;
-Desenvolver competências de investigação para desenvolvimento profissional.

Caracterização geral

Código DGES

14902

Ciclo

Área de especialização

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Coordenador

Helena Virgínia Topa Valentim

Data de abertura

2022-09-19

Número máximo de admissões

20

Propinas

1200 Euros/ano

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Português e Alemão ou Espanhol ou Francês ou Inglês (conforme a área de especialização)

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva). Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Competências:
- Compreender as linhas orientadoras da política educativa nacional e sua evolução;
- Compreender os fundamentos pedagógicos, didáticos e metodológicos de investigação educacional;
- Aplicar os conhecimentos pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e práticas pedagógicas;
- Adequar as práticas pedagógicas e didáticas às especificidades das áreas disciplinares, níveis de ensino, estudantes e meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
- Mobilizar e aplicar os conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos adquiridos à produção de atividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos objetivos programáticos, bem como às especificidades dos estudantes e dos meios escolares;
-Refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais da profissão, no contexto dos problemas do mundo contemporâneo e formação para a cidadania;
-Desenvolver competências de investigação para desenvolvimento profissional.

Este percurso é um perfil de

Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: -ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal; -ser titular de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; -ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; - ser detentor de formação na respetiva área de docência, conforme o estipulado no artigo 18.º do Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.

Estrutura

Obrigatórias
Código Nome ECTS
722160022 Didática do Inglês I 10.0
722160023 Didática do Inglês II 5.0
722160033 Didática do Português I 10.0
722160035 Didática do Português II 5.0
02108270 Inclusão e Diversidade na Sala de Aula 5.0
02108264 Psicologia Educacional 5.0
Opcões condicionadas 2
Código Nome ECTS
Opções
722131101 Aquisição e Perturbações da Linguagem 10.0
722091123 Cânone Literário do Português 10.0
722131102 Desenvolvimento da Linguagem em Contextos Multilingues 10.0
02108483 English C2 10.0
722131084 Gramática do Português e Ensino 10.0
02108472 Língua, interculturalidade e educação para a cidadania 10.0
722091158 Matrizes Clássicas da Cultura Portuguesa 10.0
722091124 Temas de Cultura Portuguesa 10.0
722091126 Temas de Literatura em Português 10.0
722131077 Teoria do Texto 10.0
Número de ECTS obrigatório: 20
Opções Condicionadas 1
Código Nome ECTS
Opções
722171259 Educação, Currículo e Multiculturalismo 5.0
722171258 Sistemas Educativos e Culturas Escolares 5.0
Número de ECTS obrigatório: 15