Economia e geopolítica dos media

Objetivos

A disponibilizar brevemente

Caracterização geral

Código

01105035

Créditos

6.0

Professor responsável

Luís Filipe Leite de Castro de Oliveira Martins

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

ACEMOGLU, D., LAIBSON, D. e LIST, J.A. (2019), Economics – Global Edition – 2nd ed., Pearson.
CROTEAU, D. e HOYNES, W. (2006), The Business of Media - Corporate Media and the Public Interest - 2nd Ed., Pine Forge.
CUNNINGHAM, S., FLEW, T. e SWIFT, A, (2015), Media Economics, Palgrave.
DOYLE, G. (2013), Understanding Media Economics - 2nd ed., Sage.
KRUGMAN, P. e WELLS, R. (2017), Essentials of Economics – 4 th ed., Worth Pub.
SAMUELSON, P. e NORDHAUS, W. (2010), Economics - 19th ed., Mc-Graw Hill.

Método de ensino

Utilização de métodos de ensino diversificados e inovadores para otimizar os processos de aprendizagem. Modelo expositivo nas aulas mais teóricas, mas articulado com o modelo interrogativo e ativo em aulas mais práticas. Interação permanente com os alunos. Utilização de todas as plataformas de e-learning disponíveis, como complemento das aulas presenciais.

Método de avaliação

2 provas escritas individuais.
A participação nas aulas também é valorizada.

Conteúdo

1) Economia - Conceitos de Base (definições de Economia; economias de mercado, economias mistas e economias dirigidas; padrões atuais de intervenção do Estado).
2) Análise Microeconómica (oferta e procura em mercados de produtos/serviços; diferenciação do produto;  economias de escala, barreiras à entrada e níveis de concorrência).
3) Análise Macroeconómica (PIB real e ciclos económicos; desemprego; inflação; contas públicas e contas externas).
4) Economia e Media (especificidades do estudo económico dos media; economia política dos media no Século XXI; concentração dos media - causas e efeitos).