Fotografia
Objetivos
Pretende-se que os estudantes venham a adquirir conhecimentos e competências para:
1) Compreender o lugar da fotografia e das suas mediatizações no contexto contemporâneo;
2) Discutir um conjunto fundamental de textos da teoria contemporânea da fotografia;
3) Conhecer as principais tendências de uma história social e artística da fotografia;
4) Ser capaz de elaborar um ensaio acerca de um tópico do seminário e apresentá-lo oralmente.
Caracterização geral
Código
03100424
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Margarida Abreu de Figueiredo Medeiros Mendes Godinho
Horas
Semanais - 2
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
BA TCHEN, Geoffrey, Photography Degree Zero: essays on camera Lucida. Cam.Mass, The MIT Press, 2009. BERGER, John, Understanding a Photograph. Londres: Penguin Books, 2013 (1ª edição: 1967). DOANE, Mary Ann, The Emergence of Cinematic Time. New York And Durham, Duke University Press, 2012. EDWARDS, Elisabeth, The Camera as Historian. Amateur Photographers and Historical Imagination 1885-1918 Durham & London: Duke University Press, 2012.
FRIED, Michael, Why Photography Matters as Art as Never before. Yale: Yale University Press, 2008. GUIDO, Laurent and Olivier Lugon (eds), Between Still and Moving Image. KRAUSS, Rosalind, Le Photographique. Paris: Macula, 1990. KRIEBEL, Sabine T. and Andrés Mario Zervigón (eds), Photography and Doubt. London and New York: Routledge, 2017. TAGG, John The Disciplinary Frame: Photographic Truths and the Capture VAN GELDER, Hilde Allan Sekula: Ships of fools (The docker’s Museum. Lisboa: Lumiar Cité/Maumaus), 2015.
Método de ensino
A metodologia será a de seminário, com um calendário de leituras a cumprir pelos alunos em cada semana, leituras que estarão na base de cada uma das sessões do seminário, respectivamente. O seminário terá uma metodologia de discussão e análise teórica e crítica, que visa desenvolver capacidades de reflexão teórica e de exposição oral.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
O acesso a arquivos digitais, o interesse pela fotografia vernacular, o reconhecimento de uma dimensão performativa e lúdica da fotografia desde as suas origens veio iluminar a complexidade da história da fotografia e da sua ontologia.
A interligação entre as práticas artísticas e não artísticas da fotografia tornou-se central ao estudo da fotografia artística na medida em que o lado 'pobre' da fotografia constituiu uma ferramenta fundamental ao refazer das linguagens da arte do século XX e XXI. Enquanto médium moderno, a fotografia, como o cinema e mais tarde o video, veio desestabilizar o panorama tradicional das linguagens artísticas. Assim, este seminário focar-se-á em:
1. discursos e objectos que trabalham sobre a ontologia realista da fotografia, dando particular atenção ao lugar a imagem fotográfica na contemporaneidade e a textos cruciais como os de Barthes, Benjamin, Berger, Roberts e Tagg;
2. Discursos que interrogam o lugar da fotografia na arte contemporânea .
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: