Arte e Investigação
Objetivos
a) Traçar uma panorâmica geral sobre os mecanismos e exigências que determinaram que as artes se erigissem como matéria de investigação científica
b) Mostrar como uma determinada abordagem do objecto artístico pode contribuir não apenas para o seu entendimento mas também para o enriquecimento de quem se dedica à criação.
c) Dar a conhecer os instrumentos necessários à investigação e identificar as transformações de que ela tem sido objecto.
d) Chamar a atenção para as áreas do saber que devem ser convocadas nos estudos a desenvolver e sublinhar a importância crescente de que algumas delas se revestem.
Caracterização geral
Código
73217153
Créditos
10.0
Professor responsável
Ana Margarida Duarte Brito Alves
Horas
Semanais - 2
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
BADIOU, A., Le Siècle. Paris: Seuil, 2005
BELTING, H., BUDDENSIEG, A., WEIBEL, P. (org.). The Global Contemporary and the Rise of the New Art Worlds. Cambridge: MIT Press, 2013
DANTO, A., Narration and Knowledge. NY: Columbia Press, 1985
DIDI-HUBERMAN, G., Devant le Temps: Histoire de l'Art et Anachronisme des Images. Paris: Minuit, 2000
ELKINS, J. (ed.), Artists with PHDs: On the New Doctoral Degree in Studio Art. Washington: New Academia Publishing, 2009
FERNIE, E., Art History and its Methods. A Critical Anthology. London: Phaidon, 1995
MIRZOEFF, N. (ed.), The Visual Culture Reader. NY: Routledge, 2013
RANCIÈRE, J, O Espectador Emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010
RICOEUR, P., Temps et récit. Paris: Points, 1991
ROGOFF, I., Terra Infirma: Geography´s Visual Culture. London: 2000
SOULET, F., L'Histoire Immédiate: Historiographie, sources et méthodes. Paris: Armand Colin, 1994
WESSELING, J., See it again, Say it again. The artist as researcher. Amsterdam: Valiz, 2011
Método de ensino
As sessões têm uma vertente expositiva, decorrente das intervenções da docente e/ou especialistas da área, seguida de debate sobre as questões tratadas ou resultantes das investigações que os doutorandos iniciaram.
Método de avaliação
Método de avaliação
- Realização de 1 ensaio (com 12 páginas) sobre uma das problemáticas desenvolvidas ao longo das sessões: - 50.0%
- Participação no seminário: - 50.0%
(enviar para o mail margaridabritoalves@gmail.com)
Conteúdo
1. A História da Arte enquanto prática de investigação situada.
2. Metodologias, perspectivas e temáticas de investigação no domínio das artes.
3. O processo de identificação e de constituição do objecto de estudo.
4. As práticas artísticas e a sua relação com as Ciências Sociais e Humanas.
5. O uso de metodologias interdisciplinares e a investigação sobre arte.
6. As aporias da investigação e a importância do estudo de casos.
7. Exploração crítica de exemplos de investigação.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: