Arte e Investigação

Objetivos

a) Traçar uma panorâmica geral sobre os mecanismos e exigências que determinaram que as artes se erigissem como matéria de investigação científica
b) Mostrar como uma determinada abordagem do objecto artístico pode contribuir não apenas para o seu entendimento mas também para o enriquecimento de quem se dedica à criação.
c) Dar a conhecer os instrumentos necessários à investigação e identificar as transformações de que ela tem sido objecto.
d) Chamar a atenção para as áreas do saber que devem ser convocadas nos estudos a desenvolver e sublinhar a importância crescente de que algumas delas se revestem.

Caracterização geral

Código

73217153

Créditos

10.0

Professor responsável

Ana Margarida Duarte Brito Alves

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

BADIOU, A., Le Siècle. Paris: Seuil, 2005


BELTING, H., BUDDENSIEG, A., WEIBEL, P. (org.). The Global Contemporary and the Rise of the New Art Worlds. Cambridge: MIT Press, 2013


DANTO, A., Narration and Knowledge. NY: Columbia Press, 1985


DIDI-HUBERMAN, G., Devant le Temps: Histoire de l'Art et Anachronisme des Images. Paris: Minuit, 2000


ELKINS, J. (ed.), Artists with PHDs: On the New Doctoral Degree in Studio Art. Washington: New Academia Publishing, 2009


FERNIE, E., Art History and its Methods. A Critical Anthology. London: Phaidon, 1995


MIRZOEFF, N. (ed.), The Visual Culture Reader. NY: Routledge, 2013


RANCIÈRE, J, O Espectador Emancipado. Lisboa: Orfeu Negro, 2010


 RICOEUR, P., Temps et récit. Paris: Points, 1991  


 ROGOFF, I., Terra Infirma: Geography´s Visual Culture. London: 2000


 SOULET, F., L'Histoire Immédiate: Historiographie, sources et méthodes. Paris: Armand Colin, 1994


 WESSELING, J., See it again, Say it again. The artist as researcher. Amsterdam: Valiz, 2011

Método de ensino

As sessões têm uma vertente expositiva, decorrente das intervenções da docente e/ou especialistas da área, seguida de debate sobre as questões tratadas ou resultantes das investigações que os doutorandos iniciaram.

Método de avaliação

Método de avaliação


- Realização de 1 ensaio (com 12 páginas) sobre uma das problemáticas desenvolvidas ao longo das sessões: - 50.0%


- Participação no seminário: - 50.0%


 



CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS DE INVESTIGAÇÃO EM AULA:

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25 de Novembro

Adriana Prado

Andreia Carneiro

António Henrique Conde Brazão

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2 de Dezembro

Carina Duarte Morais

Daniela Bittencourt

Fábio Da Silva

João Viotti

Ana Filipa Oliveira Lima

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9 de Dezembro



João Pedro Soares

Maria Manuela Oliveira

Mojtaba Kolour

Paulo Ralha Portugal

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16 de Dezembro

Sofia Steinvorth

Stela Soares

Tiago Delgado Cravidão

Vanessa Madail

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 DATA DE ENTREGA DO TRABALHO:  25 de Janeiro 2023

(enviar para o mail margaridabritoalves@gmail.com)


Conteúdo

1. A História da Arte enquanto prática de investigação situada.


2. Metodologias, perspectivas e temáticas de investigação no domínio das artes.


3. O processo de identificação e de constituição do objecto de estudo.


4. As práticas artísticas e a sua relação com as Ciências Sociais e Humanas.


5. O uso de metodologias interdisciplinares e a investigação sobre arte.


6. As aporias da investigação e a importância do estudo de casos.


7. Exploração crítica de exemplos de investigação.


 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: