Arqueociências
Objetivos
Esta UC visa apresentar aos alunos várias abordagens metodológicas em arqueologia sustentadas na discussão de temas transversais como as modificações ambientais ao longo da história humana, as origens e intensificação agrícola, a variabilidade dos recursos alimentares e as relações destes com o assentamento humano e a mudança da paisagem, a variabilidade de assentamentos humanos e a mobilidade das comunidades.
No final desta unidade curricular espera-se que o estudante saiba avaliar, explicar e discutir criticamente os principais métodos das disciplinas auxiliares da arqueologia atual. Pretende-se também que consiga avaliar criticamente a necessidade da aplicação destas abordagens em situações práticas e quais as mais-valias que daí podem ser adquiridas.
Caracterização geral
Código
02107823
Créditos
10.0
Professor responsável
Catarina Maria dos Santos Guerra Tente
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Albarella, U. (ed.). (2001). Environmental Archaeology: Meaning and Purpose (Vol. 17). Dordrecht: Springer Netherlands.
Arnold, C. A. (2010). An introduction to paleobotany. S.l.: Miller Press.
Brothwell, D.R.; Pollard, A.M. (eds.). (2005). Handbook of Archaeological Sciences. New York: Wiley.
Gifford-Gonzalez, D. (2018). An introduction to Zooarchaeology. Cham: Springer.
Gilbert, A.S. (ed.). (2017). Encyclopedia of Geoarchaeology. Dordrecht: Springer.
Price, T.D.; Burton, J.H. (2011). An introduction to archaeological chemistry. New York: Springer.
Reich, D. (2018). Ancient DNA and the new science of the human past. Who we are and how we got here. Oxford: Oxford University Press.
Método de ensino
A metodologia de ensino inclui aulas teóricas e práticas sobre os vários aspetos definidos no programa, acompanhadas por apresentação de imagens e ilustrações da matéria, nomeadamente de vídeos e animações e outros recursos, bem como a observação em laboratório de diversos ecofactos e amostras.
A disciplina terá uma componente prática, de recolha e observação de campo.
Método de avaliação
Método de Avaliação - Comentário de textos a apresentar em aula(40%), Trabalho individual em que se analisa casos-estudo com apresentação e discussão em aula bem como entrega de trabalho escrito(60%)
Conteúdo
- Princípios e conceitos base;
- Geoarqueologia: formação do registo arqueológico e proveniência de materiais abióticos;
- Cronometria e métodos de datação;
- Paleobotânica: Reconstituição de paisagens e impactos antrópicos. Recursos vegetais e utilização humana;
- Estudo de paleodietas, mobilidade e paleogenética humana; Análises químicas de materiais arqueológicos;
- Zooarqueologia: Reconstituição e alterações paleoecológicas, desenvolvimento da interação humanos-animais e uso de recursos animais.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: