Arqueometria
Objetivos
A unidade curricular de Arqueometria pretende proporcionar uma experiência fortemente prática, em contexto laboratorial, no estudo e interpretação de materiais arqueológicos metálicos, cerâmicos, vítreos, pétreos ou relacionados. Pretende-se a aquisição de conhecimentos detalhados para a caracterização material e estrutural de peças ou estruturas arqueológicas, através da aplicação de uma ou mais técnicas analíticas e do tratamento e discussão de dados. Pretende-se poder responder a questões relacionadas com manufaturas endógenas ou exógenas, uso de matérias-primas locais ou importadas, transferências de tecnologias de fabrico, redes de comércio de materiais e produtos, datações e introduções precoces de inovações. O aluno deverá aplicar os conhecimentos adquiridos na Licenciatura
Caracterização geral
Código
02109370
Créditos
10.0
Professor responsável
João Pedro Botelho Veiga
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- Martinón-Torres, M., Rehren, T. (Ed.) (2009) Archaeology, History & Science. Walnut Creek, CA
- Hauptmann, A. (Ed.) (2020). Archaeometallurgy – Materials Science Aspects. Springer.
- Van Grieken, R., Janssens, K. (Eds.) (2005) Cultural Heritage Conservation and Environmental Impact Assessment by Non-Destructive Testing and MicroAnalysis, A.A. Balkema Publishers, Taylor and Francis.
- Sgamellotti, A., Brunetti, B.G., Miliani, C. (Eds.) (2014) Science and Art. The Painted Surface, The Royal Society of Chemistry.
- Janssens, K. (Ed.) (2013), Modern Methods for Analysing Archaeological and Historical Glass, John Wiley and Sons, 2013.
- López Varela, S. L. (Ed.) (2018). The Encyclopedia of Archaeological Sciences. Wiley.
- Publicações diversas: artigos em Atas de conferências e em revistas científicas da área (ex. Journal of Archaeological Science, Archaeometry; Journal of Archaeological and Anthropological Sciences).
- Outros a definir pelo orientador de cada projecto específico.
Método de ensino
A unidade curricular é feita em âmbito de seminário, onde se ministram os conteúdos teóricos essenciais, a par do acompanhamento tutorial dos alunos nas temáticas escolhidas, a desenvolver em contexto prático. Pretende-se que os alunos realizem um trabalho de investigação no contexto de projetos de investigação desenvolvido no âmbito da Universidade, com presença nos laboratórios de excelência no estudo arqueométrico dos vários materiais
Método de avaliação
Método de Avaliação
A avaliação é feita pela elaboração de um relatório das actividades desenvolvidas - 50.0%
e sua apresentação e discussão oral - 50.0%
Conteúdo
1 - Arqueometalurgia: estudos de mineração e proveniência na antiguidade; identificação de escórias e processos de redução; estudo de composição de ligas de cobre, estanho, chumbo, ouro, prata e ferro; reconhecimento e caracterização de cadinhos, moldes e cadeias operativas de trabalho termo-mecânico.
2 - Produção e distribuição de cerâmica arqueológica: caracterização do corpo cerâmico e técnicas decorativas; mineroquímica e temperaturas de cozedura; proveniências e comércio de cerâmica.
3 -Vidro: estudo e caraterização do vidro e seus cromóforos; matérias-primas e metodologias de produção; tecnologia e categorias formais em várias cronologias.
4 - Materiais de construção: estudo químico e mineralógico de argamassas históricas; métodos e períodos construtivos; interação pedra/argamassa.