Seminário de Acompanhamento (Arqueologia)
Objetivos
Apoiar os estudantes na concepção e adequado desenvolvimento das suas Dissertações, Trabalhos de Projectos ou Estágios com Relatórios, visando nomeadamente a definição de planos de trabalho e respectivos cronogramas.
Caracterização geral
Código
722051276
Créditos
5.0
Professor responsável
André Pinto de Sousa Dias Teixeira
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Depende da natureza de cada investigação.
Método de ensino
A unidade curricular implica a existência de pelo menos 16 horas de contacto entre o orientador da componente não-lectiva e o aluno.
Método de avaliação
Entrega de um trabalho até ao dia 5 de Fevereiro de 2023, para o endereço de email do docente da unidade curricular (texa@fcsh.unl.pt) e do orientador da componente não-lectiva pertencente à NOVA FCSH (conforme o caso).
Este trabalho deve ser expressão do desenvolvimento do trabalho de componente não-lectiva, esperando-se a entrega dos seguintes elementos, por ordem decrescente de valoração, sendo que o ideal é que todos constem desta avaliação:
- Um primeiro capítulo da componente não-lectiva, ou de abordagem conceptual ao tema em estudo, ou de enquadramento histórico-geográfico, ou de análise de contexto arqueológico (estruturas, estratigrafia,…).
- O texto de introdução à componente não-lectiva, no qual se explicitem circunstâncias, objectivos, estado da arte, problemáticas e metodologias do trabalho de componente não-lectiva.
- Um conjunto de materiais resultantes de arqueografia, de inventário ou de levantamentos de realidades arqueológicas necessárias ao desenvolvimento da componente não-lectiva, mas que não resultaram ainda em texto consolidado.
Todos os trabalhos devem incluir uma introdução, de cerca de uma página, na qual se exponha o estado de desenvolvimento da componente não-lectiva do mestrado.
Conteúdo
Acompanhamento dos alunos na realização da componente não lectiva do mestrado, articulando a formação lectiva conferida anteriormente, com os trabalhos finais conducentes à atribuição do grau de mestre.