Arqueologia Rural

Objetivos

1. Compreender o conceito de mundo rural e conhecer as fontes disponíveis para o estudo arqueológico dos vestígios relacionados com o espaço agrário.
2. Apreender a diversidade do tipo de vestígios materiais que podem ser recuperados em termos arqueológicos e que se relacionam com o espaço e as actividades agrárias.
3. Conhecer casos práticos do estudo arqueológico do espaço rural relacionando-os com os diferentes períodos históricos.

Caracterização geral

Código

722051394

Créditos

10.0

Professor responsável

Catarina Maria dos Santos Guerra Tente

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

BIBLIOGRAFIA GERAL



DAVIS, B; THOMAS, J. Eds. (2008) – Handbook of landscape archaeology. London, New York : Routledge.


KIRCHNER, H., Ed. (2010) – Por una arqueología agrária (BAR International series 2062), Archeopress.


OREJAS SACO DEL VALLE, A., Ed. (2006) – Arqueología Espacial: Espacios Agrarios. Arqueología Espacial 26, p. 1-378.


FERNÁNDEZ MIER, M. (2018) – De la arqueología del paisaje a la arqueología agraria, in QUIRÓS CASTILLO J.A., (Ed.) – Treinta años de Arqueología Medieval en España. Oxford: Archaeopress, p. 225–270.


QUIRÓS CASTILLO, J.A., Ed., (2020) – Archaeology and history of peasantries 1. From the Late Prehistory to the Middle Ages, Bilbao: UPV/EHU.


PRATA, S, CUESTA-GÓMEZ, F., TENTE, C., Eds. (2022) – Paisajes, espacios y materialidades. Arqueologia rural altomedieval en la Península Ibérica. Oxford: Archeopress.


Nota: mais bibliografia será dada em aula para preparação de trabalhos e discussão conjunta nas sessões presenciais.

Método de ensino

Aulas teóricas acompanhadas por informação audio-visual. Aulas práticas com análise de textos e de casos práticos relativos a contextos arqueológicos ou referentes a questões relacionadas com o espaço agrário.

Método de avaliação

A avaliação neste seminário é composta por três elementos individuais:


1)     Peso de 30%: Participação nas aulas práticas através de discussão de materiais pré-selecionados e de comentários aos trabalhos dos colegas.


2)     Peso de 30%: Trabalho individual – apresentação e discussão.


3)     Peso de 40%: Trabalho escrito – entrega do trabalho individual.


 


Consideram-se aprovados os alunos que obtiverem média igual ou superior a 10 valores.

Conteúdo


PROGRAMA
1. Introdução
1.1 Enquadramento cronológico e conceptual
1.2 O estudo dos espaços rurais através da arqueologia – enquadramento teórico da arqueologia rural
1.3 Teorias e modelos de análise da geográfica aplicados à arqueologia


2. Arqueologia do povoamento rural e sociedade
2.1 Formação da propriedade romana e os primeiros estabelecimentos rurais
2.2 Propriedade e modelos de exploração agrária de época romana
2.3 Transformação do povoamento e da propriedade agrária romana
2.4 O conceito de aldeia, a sua formação e biografia.
2.5 Territorialidade do poder medieval
2.6 O espaço rural do Al-Andalus
2.7 Inovação e transformação em Época Moderna


3. Estruturas e produções:
3.1 Cultivos e práticas agrícolas
3.2 Criação de animais - pastoreio e pecuária

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: