Arqueologia dos Contactos Comerciais
Objetivos
Desenvolver um raciocínio crítico (tipológico, estratigráfico e estatístico) sobre a presença de elementos de importação em diferentes sítios arqueológicos, à escala local, regional e supra-regional.
Entender e processar o enquadramento histórico-arqueológico da complexificação de relações comerciais, na pequena, média e longa distância.
Identificar aspectos fundamentais da cultura material, das estruturas produtivas e de difusão em diferentes ciclos históricos (curta, média e longa duração).
Caracterização geral
Código
722051397
Créditos
10.0
Professor responsável
José Carlos da Costa Quaresma
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
ARNAUD, P., 2005 Les routes de la navigation antique. Itinéraires en Mediterranée. Paris : Éditions Errance.
DEAGAN, K. (2002) - Artifacts of the Spanish colonies of Florida and the Caribbean 1500-1800. Washington / Londres: Smithsonian. 2vols..
HORDEN, P.; PURCELL, N. (2000) The corrupting sea. A study of Mediterranean History. Blackwell Publishing Ltd.
MANNING, J. G.; MORRIS, I., eds. (2007) - The Ancient Economy: evidence and models. Stanford: University.
McPHERSON, K. (1998) - The Indian Ocean. A History of the People and the Sea. Nova Deli: Oxford University Press.
REYNOLDS, P. (2010) Hispania and the Roman Mediterranean. AD 100-700. Ceramics and trade. London: Duckworth.
ROSSELLÓ BORDOY, G., ed. (1997) - Transferències i comerç de ceràmica a l´Europa mediterrània: segles XIV-XVII. Palma: Institut d´Estudis Baleàrics.
TRACY, J. D. (1993) - The Rise of merchant empires: long distance trade in the Early Modern World 1350-1750. Cambridge: University Press.
Método de ensino
Exposições temáticas com recurso a projecções multimédia.
Ensino presencial
Método de avaliação
Método de Avaliação - Comentário de texto (apresentação em aula)(20%), Trabalho escrito (15-20 páginas)(80%)
Conteúdo
Conceitos operativos para a análise comercial em Arqueologia: ferramentas estatísticas e geo-económicas; características do transporte terrestre, fluvial e marítimo na longa diacronia.
Bronze Final, Idade do Ferro e Período Republicano: principais vectores de contacto do espaço actualmente português com o Atlântico e o Mediterrâneo.
Alto Império: circulação comercial entre o Mediterrâneo ocidental e o Atlântico.
A Antiguidade Tardia: circulação comercial entre o Mediterrâneo oriental e ocidental e o Atlântico.
Épocas Medieval e Moderna: os novos paradigmas e as novas abrangências geográficas.