Mestrado em Ciências Musicais
Objetivos educativos
1) Aprofundar e desenvolver os conhecimentos adquiridos no 1º ciclo, de forma a desenvolver aplicações originais na área da Musicologia;
2) Capacidade de aplicar conhecimentos à formulação e resolução original e inovadora de problemas relacionados com a área de estudo;
3) Competências de utilização e gestão articulada de diversos conhecimentos na abordagem de questões de âmbito alargado, e para a sua avaliação sob os pontos de vista técnico, cultural e ético;
4) Competências de comunicação oral e escrita no âmbito da comunidade académica, bem como no da comunicação dirigida ao público em geral;
5) Competências para a aprendizagem e a aplicação continuadas de novos instrumentos teóricos e metodológicos.
Caracterização geral
Código DGES
6047
Ciclo
Mestrado (2.º Ciclo)
Grau
Mestre
Acesso a outros cursos
Acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso, consulte-se as normas regulamentares dos cursos de doutoramento da NOVA FCSH.
Coordenador
Luísa Mariana de Oliveira Rodrigues Cymbron
Data de abertura
2022-09-19
Número máximo de admissões
20
Propinas
1200 Euros/ano ou 2500 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)
Horários
Presencial Pós-Laboral
Idioma de ensino
Língua Portuguesa
Requisitos para obtenção do grau ou diploma
Duração: 2 anos/4 semestres Créditos totais: 120 créditos (60 em unidades curriculares + 60 na componente não letiva) Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório. O aluno realiza 50 créditos no conjunto das unidades letivas oferecidas. O aluno realiza ainda 10 créditos em regime de opção livre (em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo). No 3.º semestre o aluno realiza obrigatoriamente um seminário de acompanhamento da componente não letiva (5 ECTS). O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.
Competências:
- Aprofundar e desenvolver os conhecimentos adquiridos no 1º ciclo, de forma a desenvolver aplicações originais na área da Musicologia;
- Capacidade de aplicar conhecimentos à formulação e resolução original e inovadora de problemas relacionados com a área de estudo;
- Competências de utilização e gestão articulada de diversos conhecimentos na abordagem de questões de âmbito alargado, e para a sua avaliação sob os pontos de vista técnico, cultural e ético;
- Competências de comunicação oral e escrita no âmbito da comunidade académica, bem como no da comunicação dirigida ao público em geral;
- Competências para a aprendizagem e a aplicação continuadas de novos instrumentos teóricos e metodológicos.
Condições de acesso
As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: -ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal -ser titular de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH -ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Cientifico da NOVA FCSH Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.
Regras de avaliação
Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.