Literatura Portuguesa Contemporânea
Objetivos
Espera-se que os alunos:
a) façam uma leitura atenta de algumas obras da literatura portuguesa do século XX;
b) desenvolvam a capacidade de conceptualização e crítica na leitura das obras seleccionadas;
c) adquiram capacidade para propor novas interpretações dos textos contemplados para análise
Caracterização geral
Código
722091081
Créditos
10.0
Professor responsável
Golgona Luminita Anghel
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Textos de leitura aconselhada:
Bessa-Luís, Agustina, No caminho de Emaús (1954), in Contos Impopulares, Lisboa, Guimarães Editores, 2004, pp. 99-109.
Bragança, Nuno, A Noite e o Riso (1970), Lisboa, Círculo de Leitores, 1986.
Llansol, Maria Gabriela, O Livro das Comunidades (1977), Lisboa, Assírio & Alvim, 2017.
Oliveira, Carlos de, Finisterra (1978), Lisboa, Assírio & Alvim, 2003.
Pessoa, Fernando, O banqueiro anarquista (1922), edição e notas de Manuela Parreira da Silva, Lisboa, Assírio & Alvim, 1999.
Velho da Costa, Maria, Missa in Albis (1988), Lisboa, Assírio & Alvim, 2016.
Método de ensino
As aulas terão um carácter teórico e prático, apoiando-se sempre numa relação próxima de leitura intensiva das obras.
No início do semestre, será fornecida aos alunos uma antologia de textos críticos.
Espera-se que os alunos leiam antecipadamente os textos previstos para reflexão na aula.
Método de avaliação
Métodos de avaliação - Apresentação oral(30%), Realização de um trabalho escrito(70%)
Conteúdo
Propomos uma leitura transversal ao objecto literário, como modo de o experimentar enquanto laboratório de uma questão que o excede e que, no entanto, não se deixa apreender senão no seu interior: viver junto. O tema funcionará enquanto dispositivo de criação, força de expressão, germinação da escrita.
Tópicos: 1. Antes de começar: como viver juntos?, 2. Agustina Bessa-Luís, divergir do tempo, recompor o mundo; 3.1. Maria Velho da Costa, contar para viver: a hipótese ficcionada de um espaço familiar; 3.2. um amor ímpar; 4.1. Carlos de Oliveira, ruínas para uma memória, 4.2. estratégias do comum: habitar, acolher, estar atento ao outro; 5.1. Nuno Bragança, circulação do interdito, 5.2. configurações do incerto; 6.1. Maria Gabriela Llansol, geografia da desordem/ figuras da dissipação, 6.2. comunidades de excepção; 7. Fernando Pessoa, ética do egoísmo e apologia de uma comunidade anarquista.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: