Cânone Literário do Português
Objetivos
Os estudantes deverão ficar a conhecer a história do debate moderno sobre o cânone da Literatura Portuguesa, desde o início do séc. XIX até à atualidade, bem como algumas referências sobre debates similares noutras literaturas em Português.
Pretendese que se tornem aptos a reconhecer a dimensão institucional e histórica da estabilização de um cânone nacional e que desenvolvam particular competência na análise crítica das polémicas suscitadas pela regular revisão imprescindível à própria constituição do cânone.
Caracterização geral
Código
722091123
Créditos
10.0
Professor responsável
Joana Rodrigues Meirim da Silva
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Braga, Teófilo, História da Literatura Portuguesa, INCM, 2005.
Garrett, Almeida, Romanceiro, Ulisseia, 1997.
Helder, Herberto, Edoi Lelia Doura Antologia das Vozes Comunicantes da Poesia Moderna Portuguesa, Assírio & Alvim, 1985.
Herculano, Alexandre, Opúsculos, vol. V, Presença, 1985.
Lourenço, Eduardo, Tempo e Poesia, Gradiva, 2003.
Pessoa, Fernando, Crítica, Assírio & Alvim, 2000.
Redol, Alves, Glória, Caminho, 2004.
Redol, Alves, Gaibéus, Caminho, 2011.
Rosa, António Ramos, Poesia, Liberdade Livre, 1962.
Método de ensino
A aula inclui um período inicial de exposição, pelo professor, de uma lição sobre o tópico e os textos anunciados, seguido de um período de debate e esclarecimento com os estudantes.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
1. A instituição da modernidade: cânone, história e nação.
a) Alexandre Herculano e a instituição da literatura portuguesa;
b) Antero de Quental e a filosofia da história literária portuguesa;
c) Teófilo Braga e a história antropológica da literatura portuguesa;
d) De Fernando Pessoa a António Ramos Rosa: teoria e política da modernidade poética «portuguesa».
2. Canonizações do «povo».
a) Almeida Garrett e o campo filológico do Romanceiro;
b) Neorealismo e etnografia: dois livros de Alves Redol («Glória» e «Gaibéus») e o problema da relação com a literatura;
3. Contracânones no séc. XX.
a) Subversão e reinstauração do cânone na prática e na teoria surrealista;
b) Cânones alternativos: o caso de Herberto Helder e das «vozes comunicantes da poesia moderna portuguesa»;
c) O modernismo enquanto problema de cânone
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: