Humanística Digital
Objetivos
- Discutir criticamente o conceito de Humanidades Digitais.
- Refletir sobre o atual papel das novas tecnologias e das ferramentas digitais no desenvolvimento das Ciências Sociais e Humanas.
- Compreender a noção de hipertexto e as novas formas de textualidade digital.
- Identificar as manifestações segundo as quais a remediação digital da literatura contribui, por um lado, para a preservação, releitura e revisão crítica do património textual e, por outro, para a criação de novos géneros.
- Adquirir competências para a análise crítica de projetos cujo desenvolvimento tenha por base a aplicação de metodologias e ferramentas digitais, à luz de referências da crítica recente.
- Reconhecer as potencialidades heurísticas desta aplicação em trabalho autónomo.
Caracterização geral
Código
722091127
Créditos
10.0
Professor responsável
Ana Maria Dias Sirgado
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
BURDICK, Anne et al. (2012). Digital Humanities, Cambridge, MA: The MIT Press.
DRUCKER, Johanna (2002). “Intimations of Immateriality: Graphical Form, Textual Sense and the Electronic Environment”. In Elizabeth Bergmann Loizeaux and Neil Fraistat (eds.), Reimagining Textuality: Essays on the Verbal, Visual and Cultural Construction of Texts, Madison: University of Wisconsin Press, pp. 152-177.
MCGANN, Jerome (2001). Radiant Textuality: Literature after the World Wide Web. New York: Palgrave/St. Martin’s.
MCGANN, Jerome (2014). A New Republic of Letters: Humanities Scholarship in an Age of Digital Reproduction, Cambridge, MA: Harvard University Press.
PORTELA, Manuel (2020). "O que é a digitalização das humanidades?". In Fernanda Ribeiro et al.(eds.), As Letras entre a Tradição e a Inovação, Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, pp. 91-121.
SCHREIBMAN, Susan e SIEMENS, Ray (2008). A Companion to Digital Literary Studies, Oxford: Blackwell.
Método de ensino
O método de ensino terá uma componente expositiva, dedicada à perspetivação teórica e à reflexão sobre os modelos críticos de aproximação aos conteúdos programáticos, e uma forte vertente prática de análise e discussão dos textos teóricos e de projetos de investigação ilustrativos daqueles modelos e conteúdos.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - apresentação e discussão orais(20%), participação nos debates realizados nas aulas(20%), trabalho escrito a desenvolver ao longo do semestre(60%)
Conteúdo
1. O campo das Humanidades Digitais e a consolidação de um novo paradigma epistemológico
2. O hipertexto e a textualidade digital
2.1. O livro e o arquivo: do impresso ao digital
2.2. Novas materialidades e práticas criativas e de leitura
2.2.1. A criação literária
2.2.1.1. Releituras e versões digitais da poesia experimental (de entre os autores referenciados, Augusto de Campos e E. M. de Melo e Castro)
2.2.1.2. A poética digital e a ciberliteratura (de entre os autores referenciados, Jim Andrews e Johanna Drucker)
2.2.2. Os leitores como produtores de hipertextos
O desenvolvimento dos conteúdos programáticos partirá da análise e discussão de projetos como The Rossetti Archive, The William Blake Archive ou Arquivo Digital da PO.EX – Poesia Experimental Portuguesa.