Investigação Jornalística: Os desafios do áudio

Objetivos

- Compreender as marcas distintivas do jornalismo de investigação; - Identificar as pressões associadas ao jornalista e ao jornalismo de investigação; - Saber como ultrapassar os efeitos dessas pressões; - Caracterizar o perfil do jornalista de investigação; - Identificar e caracterizar soluções sonoras que comprometam as plataformas sonoras com a investigação jornalística; - Estruturar e construir, no terreno, uma reportagem de investigação jornalística com forte componente sonora onde sejam aplicados os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.

Caracterização geral

Código

02107282

Créditos

10.0

Professor responsável

Ricardo Alexandre Encarnação Sousa

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

ANDERSON, David e BENJAMINSON, Peter (1976) Investigative Reporting, Indiana University Press. Coelho, Pedro, Rodrigues, Inês Alves (2020) “Rebuilding Investigative Journalism, collaborative journalism: sharing information, sharing risk”, in OBS (VOL 14, NO4, December 2020). COELHO, Pedro; SILVA, M. T. (2018)"O Lucro Social e Financeiro do Jornalismo de Investigação". Media & Jornalismo, v. 18, n. 32, p. 77-98. KOVACH, Bill e ROSENSTIEL, Tom, 2010, Blur, how to know what's true in the age of information overload, New York,Bloomsbury. Oliveira, Madalena et al (2021)"O Som:elemento âncora da Reportagem"In Manual de Reportagem REC RANDALL, 2016,The Universal Journalist, (5th edition), Pluto Press. SAMBROOK, R. (2017). Global Teamwork: The rise of collaboration in investigative journalism. Reuters Institute. University of Oxford. STARKMAN, Dean, 2014,The Watchdog That Didn't Bark, the financial crisis and the disappearance of investigative journalism, New York,Columbia University Press.

Método de ensino

As primeiras aulas são inteiramente dedicadas à apresentação e discussão de conceitos, através do método expositivo. O professor recorre, todavia, a alguns materiais (reportagens sonoras de investigação jornalística) para demonstrar a validade dos conceitos que expõe. Na segunda fase os alunos são desafiados a aplicarem conhecimentos adquiridos na análise crítica de reportagens sonoras de investigação jornalística. Os trabalhos finais são feitos em consórcio seguindo os princípios orientadores do jornalismo colaborativo.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Trabalho final - 70% (inclui ensaio) o (20%), apresentações de monitorização (15%) e reportagem de investigação (35%)(70%), trabalhos feitos ao longo do semestre (inclui participação e assiduidade)(30%)

Conteúdo

1-Os reflexos da crise de sustentabilidade do jornalismo no jornalismo de investigação. Revolução digital e crise do subprime. 2-As marcas distintivas do jornalismo de investigação: access journalism/ accountability journalism e as armadilhas do jornalismo oficial; 3-Jornalismo de Investigação: o método – a articulação entre o jornalista e o académico; 4-A discussão de soluções organizacionais alternativas (jornalismo colaborativo), passiveis de proteger o jornalismo de investigação; 5-As pressões associadas à investigação jornalística: o caso Watergate e a resistência à pressão; 6-O perfil do jornalista de investigação: o carater, a persistência, a resiliência e subversão; 7-O lucro social e financeiro do jornalismo de investigação: a credibilidade gera receita; 8-A investigação jornalística nas plataformas sonoras: Soluções formais que comprometem as plataforma sonoras com a investigação jornalística; 9-Captação e edição jornalística do som.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: