Novas Narrativas dos Media
Objetivos
Novas Narrativas dos Media visa dotar os estudantes de instrumentos conceptuais e técnicos que lhes permitam desenvolver projectos narrativos não-ficcionais aprofundados (imersivos e interactivos) com recurso a trabalho de campo original.
No final da unidade curricular, os estudantes deverão ser capazes:
1. Compreender as potencialidades expressivas da World Wide Web e como estas possibilitam a emergência de renovados processos de produção jornalística;
2. Conhecer as práticas internacionais de referência do jornalismo multimédia;
3. Pré-produzir, produzir e realizar um projecto de jornalismo multimédia aprofundado (imersivo e/ou interactivo);
4. Operacionalizar estratégias criativas e ferramentas digitais de produção e de realização multimédia;
Caracterização geral
Código
722011066
Créditos
10.0
Professor responsável
Joana Oliveira Beleza
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
The Principles of Multimedia Journalism: Packaging Digital News (2015), Richard Hernandez & Jeremy Rue, Routledge.
Feature and Narrative Storytelling for Multimedia Journalists (2015), Duy Lih Tu, FocalPress.
I-Docs: The Evolving practices of Interactive Documentary (2017), Ed. Judith Aston, Sandra Gaudenzi & Mandy Rose, Columbia University Press.
The Filmmaker´s Handbook: A compreehensive guide for the digital age (2013), Steven Ascher & Edward Pincus, Plume Books.
Cinematic Storytelling (2005), Jennifer Van Sijll, Michael Wiese Productions.
Multimédia e Tecnologias Interativas (2012), Nuno Ribeiro, FCA, 5.ª edição.
Fundamentals of Multimedia (2014), Ze-Niam & Mark S. Drew, Pearson.
Learning Virtual Reality: Developing Immersive Experiences and Applications for Desktop, Web and Mobile (2015), Tony Parisi, O´Reilly Media.
Método de ensino
A natureza da unidade curricular radica na complementaridade entre saber-saber e
saber fazer, privilegiando-se uma rigorosa articulação entre métodos expositivo,
demonstrativo, participativo e experimental.
1. Metodologia teórico-prática: apresentação dos conceitos e perspetivas teóricas é feita de forma expositiva, sendo alternada com a realização de exercícios individuais e em subgrupos de apropriação conceptual e técnica. Os resultados de todos os exercícios realizados são analisados oralmente.
2. Prática laboratorial: Implementam-se exercícios orientados por objecto, promovendo uma consolidação dos conhecimentos adquiridos, bem como exercícios exploratórios, estimulando um processo de descoberta auto-orientada, essencial para a componente projectual (projecto multimédia final).
Método de avaliação
Método de Avaliação - (1) realização de exercícios individuais e em subgrupos(50%), (2) concepção, desenvolvimento e entrega de projecto multimédia final (50%)
Conteúdo
1. Introdução: percursos e marcos da narrativa multimédia
2. Design de Narrativa Multimédia: elementos e princípios
3. Fundamentos do áudio digital: canais, frequência, amplitude, taxa de amostragem, profundidade de bit, compressão;
4. Fundamentos da imagem digital: a câmara digital; triângulo de exposição; composição; DSLR cinema;
5. Media Imersivos: realidade virtual, vídeo 360, áudio binaural
6. Media interactivos: documentário interactivo e videojogos noticiosos (\"newsgames\")