Questões Contemporâneas do Jornalismo

Objetivos

Esta unidade curricular está vocacionada para a apresentação dos desafios que o jornalismo enfrenta na contemporaneidade. No final, os alunos deverão ser capazes de: 

conhecer as principais características do novo ecossistema mediático;
compreender o impacto deste novo ecossistema na definição de jornalismo, nas suas rotinas e na relação deste com a sociedade;
compreender os principais desafios do jornalismo contemporâneo.

Caracterização geral

Código

722011076

Créditos

10.0

Professor responsável

Dora dos Santos Silva

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Bibliografia

Steensen, S.; Westlund, O. (2020). What is digital journalism studies? London: Routledge.


Vázquez-Herrero, J. et al (eds) (2020). Journalistic Metamorphosis - Media Transformation in the Digital Age. Springer (disponível em material de apoio)


Digital News Report 2021. Reuters Institute for the Study of Journalism. University of Oxford.


Newman, NickZelizer, B., Anderson, C. W., Boczkowski, P. (2021). The Journalism Manifesto. Polity Press (disponível em material de apoio)


(2022). Journalism, media, and technology trends and predictions 2022. Reuters Institute for the Study of Journalism


Pavlik, John V. (2018) Experiential media and transforming storytelling: A theoretical analysis. Journal of Creative Industries and Cultural Studies - JOCIS, n. 3, 046-067

Método de ensino

Expositivo com discussões de casos.

Método de avaliação

1. Um artigo de revisão (review article) / enquadramento teórico sobre uma questão contemporânea do jornalismo (pode ser já uma versão preliminar da revisão de literatura da componente não letiva do mestrado): 50% (12 de junho)


2. Apresentação oral do trabalho: 20% (última semana de maio)  - 31 de maio


3. Três desafios escritos e orais pedidos ao longo da unidade curricular: 30%


 


Exame de recurso/melhoria


Melhoria: consiste na melhoria do trabalho final e faz média com a nota da frequência (10 de julho)


Recurso: consiste na melhoria do trabalho final e da realização de dois desafios novos, não fazendo média com a nota obtida  (10 de julho)


 


 


 


 

Conteúdo

Programa para o ano letivo 2022/2023


Parte 1 - Novas possibilidades


A inovação como mote para compreender em que ponto estamos no jornalismo
Tipologias de inovação
modelos narrativos emergentes
desafios dos formatos jornalísticos híbridos
o paradigma e o posicionamento das plataformas "tradicionais" e emergentes
modelos de financiamento



Parte 2 - Questões que marcam a contemporaneidade do jornalismo


Caso 1: a pertinência (ou não) do jornalismo. O que é o bom jornalismo e qual o seu propósito
Caso 2: jornalismo emocional: gerar empatia e recuperar a confiança dos públicos (incluindo os "news avoiders") e a sua atenção. Como?
caso 3: o jornalismo de soluções
Caso 4: A fadiga da desinformação, fact-checking e contra-narrativas (caso "Guerra na Ucrânia")
Caso 5: o discurso de ódio
Os vossos contributos

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: