Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

Objetivos educativos

A realização do curso de mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário implica a aquisição dos seguintes conhecimentos e competências:


1) Conhecimento e compreensão das linhas orientadoras da política educativa nacional e da sua evolução;
2) Conhecimento e compreensão dos fundamentos pedagógicos, das didáticas e das metodologias de investigação educacional;
3) Capacidade de aplicação dos conhecimentos pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e de práticas pedagógicas;
4) Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas às especificidades das áreas disciplinares, dos níveis de ensino, dos alunos e dos meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
5) Capacidade de mobilização e de aplicação dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos adquiridos para a produção de atividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos requisitos e objetivos curriculares e programáticos, bem como às especificidades dos alunos e dos meios escolares;
6) Capacidade de refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais do exercício das atividades docentes, no contexto dos problemas do mundo contemporâneo, das orientações da política educativa nacional e da formação para a cidadania;
7) Competências de aprendizagem e investigação mobilizáveis para a autoaprendizagem, a formação e o desenvolvimento profissionais ao longo da carreira;
8) Desenvolvimento do conhecimento filosófico adquirindo capacidade de o aplicar na orientação da atividade educativa;
9) Capacidade de refletir sobre os problemas e os pressupostos filosóficos do ensino e da aprendizagem da Filosofia, no quadro da reflexão sobre os problemas do mundo contemporâneo e da formação para a cidadania;
10) Capacidade de elaborar uma leitura consistente e própria do programa de Filosofia, à luz das finalidades definidas para a disciplina e para o Ensino Secundário;
11) Capacidade de planificar, de avaliar e de inovar no âmbito do processo de ensino-aprendizagem da disciplina;
12) Capacidade de organizar e realizar sequências didáticas, de modo a desenvolver as capacidades cognitivas e as práticas reflexivas nos seus alunos;
13) Capacidade de produzir e de aplicar instrumentos de investigação educativa no domínio do ensino da Filosofia.

Caracterização geral

Código DGES

6459

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso, consulte-se as normas regulamentares dos cursos de doutoramento da NOVA FCSH.

Coordenador

Luís Manuel Aires Ventura Bernardo

Data de abertura

2022-09-19

Número máximo de admissões

16

Propinas

1200 Euros/ano

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.


Competências:

a) Conhecimento e compreensão das linhas orientadoras da política educativa nacional e da sua evolução;
b) Conhecimento e compreensão dos fundamentos pedagógicos, das didáticas e das metodologias de investigação educacional;
c) Capacidade de aplicação dos conhecimentos pedagógicos, didáticos e metodológicos à definição, gestão e avaliação de planos curriculares e de práticas pedagógicas;
d) Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didáticas às especificidades das áreas disciplinares, dos níveis de ensino, dos alunos e dos meios escolares, incluindo a adaptação a contextos multiculturais;
e) Capacidade de mobilização e de aplicação dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didáticos adquiridos para a produção de atividades de ensino-aprendizagem e avaliação adequadas aos requisitos e objetivos curriculares e programáticos, bem como às especificidades dos alunos e dos meios escolares;
f) Capacidade de refletir sobre as implicações éticas, sociais e culturais do exercício das atividades docentes, no contexto dos problemas do mundo contemporâneo, das orientações da política educativa nacional e da formação para a cidadania;
g) Competências de investigação para o desenvolvimento profissional.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: -ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal; -ser titular de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; -ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; - ser detentor de, pelo menos, 120 créditos em Filosofia. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.

Regras de avaliação

1) Para a conclusão da componente letiva do ciclo de estudos o aluno deverá realizar 70 ECTS. A obtenção de 60 créditos da componente letiva do mestrado precede obrigatoriamente a inscrição em 10 créditos restantes da mesma, bem como a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada com relatório. Assim, o aluno deverá realizar 60 ECTS no primeiro ano do curso, podendo concluir os restantes 10 ECTS no segundo ano, numa unidade curricular da área de docência. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.

Estrutura

Obrigatórias
Código Nome ECTS
02108393 Didática da Filosofia: da Planificação à Avaliação I 10.0
02108406 Didática da Filosofia: da Planificação à Avaliação II 10.0
722031083 Didática da Filosofia I 10.0
722031084 Didática da Filosofia II 10.0
722031072 Filosofia da Educação 10.0
02108270 Inclusão e Diversidade na Sala de Aula 5.0
02108439 Prática de Ensino Supervisionada (Filosofia) 40.0
722031069 Problemática do Ensino da Filosofia 10.0
02108264 Psicologia Educacional 5.0
Opções condicionadas 1
Código Nome ECTS
Opções
722171259 Educação, Currículo e Multiculturalismo 5.0
722171258 Sistemas Educativos e Culturas Escolares 5.0
Número de ECTS obrigatório: 15
Opções condicionadas 2
Código Nome ECTS
Opções
722031042 Estética e Ontologia 10.0
722031047 Filosofia do Direito e do Estado 10.0
722031032 Questões de Antropologia Filosófica 10.0
722031043 Questões de Ética 10.0
722031046 Questões de Filosofia do Conhecimento 10.0
722031059 Questões de História da Filosofia 10.0
722031054 Questões de Ontologia 10.0
Número de ECTS obrigatório: 10