Questões de Ética

Objetivos

1.Elevado nível de compreensão do sentido e especificidade da Ética,da sua articulação com as restantes disciplinas filosóficas e as disciplinas científicas
2.Elevado nível de conhecimento da multiplicidade de abordagens desenvolvidas na tentativa de dar resposta aos problemas da Ética
3.Elevado nível de conhecimento dos conceitos relevantes no âmbito disciplinar da Ética
4.Elevada capacidade de analisar,comprar,criticar e usar esses conceitos,bem como de interpretar e discutir de forma autónoma concepções ou teses no âmbito disciplinar da Ética
5.Conhecimento aprofundado de textos fundamentais no âmbito da Ética,com domínio da tradição interpretativa,do estado atual da investigação e do universo da bibliografia pertinente
6.Realização de trabalho supervisionado de investigação no âmbito da Ética,que documente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica
7.Aquisição de competências para a realização autónoma de investigação no âmbito disciplinar da Ética

Caracterização geral

Código

722031043

Créditos

10.0

Professor responsável

Mário Jorge Pereira de Almeida Carvalho

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

G. W. F. HEGEL, Gesammelte Werke. 9. Phänomenologie des Geistes, Hamburg, Meiner, 1980
Werke in 20 Bänden. 3. Phänomenologie des Geistes, Frankfurt a.M., Suhrkamp, 1970
Phänomenologie des Geistes, ed. H.-F. Wessels, Hamburg, Meiner, 1988
The Phenomenology of Spirit, ed. T. Pinkard, Cambridge, C.U.P, 2018
The Phenomenology of Spirit, ed. P. Fuss/J. Dobbins, Notre Dame, Univ. of Notre Dame Pr., 2019
Phénoménologie de l'esprit, ed. B. Bourgeois, Paris, Vrin, 2018
La phénoménologie de l'esprit, I-2, ed. J. Hyppolite, Paris, Aubier, 1983
Phénoménologie de l'esprit, ed. P.-J. Labarrière, Paris, Ellipses, 2018
Fenomenologia dello spirito, ed. De Negri, Firenze, Nuova Italia, 1996
Fenomenología del espíritu, ed. A. Gómez Ramos, Madrid, Abada, 2010
Fenomenología del espíritu, ed. J. Chamorro Mielke, Barcelona, RBA, 2014
Fenomenología del espíritu, ed. M. Jiménez Redondo,Valencia, Pre-Textos, 2015
Fenomenología del espíritu, ed. G. Leyva/W.Roces/Ciud. de México, Fondo de cultura económica, 2017

Método de ensino

Unidade curricular de carácter teórico-prático.
Regime de Seminário.
Leitura, interpretação e comentário dos textos filosóficos pertinentes. Análise e discussão de questões de interpretação, bem como de teses e problemas em causa nos textos estudados.
As metodologias de ensino combinam a) uma análise exaustiva dos textos em causa (das suas diferentes partes, da respectiva conexão, do nexo com outros textos), b) a análise teórica de problemas filosóficos e c) a discussão de teses alternativas, objecções, contra-exemplos, etc.

Método de avaliação

Métodos de avaliação - Avaliação individual. Elaboração de um trabalho escrito de investigação, sobre tema combinado com o Docente, e discussão desse trabalho(75%), Participação nas sessões do seminário – intervenções orais (25%)

Conteúdo

As metamorfoses da Moralidade na Fenomenologia de Hegel.

O ponto de partida é a recepção que Hegel faz das concepções de Kant sobre o imperativo categórico (e compreender a enorme diferença que as separa da versão vulgar, estereotipada, da doutrina ética de Kant).
Trata-se fundamentalmente de estudar a forma como Hegel analisa as tensões internas da própria Moralidade – desde a discussão da “visão moral do mundo” e da sua crise interna, passando pelo capítulo sobre a religião e o colapso final da “religião espiritual” na comédia, até ao volte-face da “religião revelada” e ao chamado “saber absoluto”. O ponto central é que esta sucessão caleidoscópica de avanços e catástrofes pretende fixar o itinerário de todos os desenvolvimentos possíveis da moralidade
O propósito é discutir tudo isto. E o que está em causa não é apenas uma questão doxográfica, mas a própria questão de saber se o “dever” será mais do que uma pura miragem – e, em caso afirmativo, qual a sua natureza e implicações.