Questões de Filosofia do Conhecimento
Objetivos
Refletir e aprofundar a compreensão dos problemas da filosofia do conhecimento.
Adquirir informação sobre as principais orientações de algumas das teorias da epistemologia contemporânea.
Confrontar a problemática atual com os tópicos tradicionais da filosofia do conhecimento.
Equacionar e formular uma resposta refletida e coerente à questão filosófica sobre a natureza e possibilidade do conhecimento.
Caracterização geral
Código
722031046
Créditos
10.0
Professor responsável
Nuno Carlos da Silva Carvalho Costa Venturinha
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
COLIVA, A. (2010) Moore and Wittgenstein: Scepticism, Certainty and Common Sense. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
– (2015) Extended Rationality: A Hinge Epistemology. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
COLIVA, A., MOYAL-SHARROCK, D., eds. (2016) Hinge Epistemology. Leiden: Brill.
MOYAL-SHARROCK, D. (2004) Understanding Wittgenstein's On Certainty. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
PRITCHARD, D. (2016) Epistemic Angst: Radical Skepticism and the Groundlessness of our Believing. Princeton: Princeton University Press.
WILLIAMS, M. (2018) Wittgenstein and Skepticism: Illusory Doubts. In D. E. Machuca e B. Reed (eds.) Skepticism: From Antiquity to the Present, 481-505. Londres: Bloomsbury.
WITTGENSTEIN, L. (1984) Über Gewissheit: Werkausgabe, vol. 8, 113-257. Frankfurt: Suhrkamp; (1990) Da Certeza (tr. M. E. Costa). Lisboa: Edições 70.
WRIGHT, C. (2004) Wittgensteinian Certainties. In D. McManus (ed.) Wittgenstein and Scepticism, 22-55. Routledge: Londres.
Método de ensino
O método de ensino adotado combina leituras e comentários de textos em seminário com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.
Método de avaliação
Métodos de Avaliação - cada aluno deve escrever uma recensão de um artigo ou capítulo de livro contemporâneo, a escolher de uma lista de textos selecionados pelo docente, que será apresentada e discutida em aula(40%), ensaio que sumarie os temas abordados no seminário(60%)
Conteúdo
O Da Certeza de Wittgenstein
O Da Certeza é unanimemente considerado como uma das mais importantes obras de Wittgenstein a par do Tractatus e das Investigações Filosóficas. Alguns comentadores foram ao ponto de defender que a habitual distinção entre “primeiro” e “segundo” Wittgenstein não tem em conta que existe um “terceiro” Wittgenstein cujas compreensões são expressas no último trabalho do autor. Após discutir a influência de Moore sobre o Da Certeza, o seminário incide sobre temas-chave explorados neste texto, tais como ceticismo, confiabilidade, contexto, crença, dobradiças, evidência, falta de fundamentação, gramática, infalibilidade, jogos de linguagem, pressuposição e regras. Serão examinadas diferentes versões da ideia de “epistemologia-dobradiça”, propostas por autores como Coliva, Moyal-Sharrock, Pritchard, Williams e Wright, e discutir-se-á em que medida este programa responde ao problema da justificação epistémica evitando a dicotomia entre internismo e externismo.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: