Questões de Ontologia

Objetivos

a) Elevado nível de compreensão do sentido e especificidade da Ontologia, da sua pertinência como saber em falta (zêtoumenê epistêmê) e da sua articulação com as restantes disciplinas filosóficas e científicas;
b) elevado nível de conhecimento da multiplicidade de abordagens desenvolvidas no âmbito da Ontologia;
c) elevado nível de conhecimento dos conceitos relevantes no âmbito da Ontologia;
d) elevada capacidade de analisar, comparar, criticar e usar esses conceitos, bem como de interpretar e discutir de forma autónoma concepções ou teses no âmbito da Ontologia;
e) conhecimento aprofundado de textos fundamentais, com domínio da tradição interpretativa, do estado actual da investigação e do universo de bibliografia pertinente;
f) realização de trabalho supervisionado de investigação, que documente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica; g) aquisição de competências para a realização autónoma de investigação no âmbito da Ontologia.

Caracterização geral

Código

722031054

Créditos

10.0

Professor responsável

Mário Jorge Pereira de Almeida Carvalho

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Burnet, I. (Ed.) (1905). Platonis Opera, I. Oxonii.
Duke, E. A./Hicken, W. F. et al. (Ed.) (1995). Platonis Opera, I. Oxonii.
Campbell, L. (Ed.) (1883). The Theaetetus of Plato. Oxford.
Cornford, F. M. D. (1935). Plato’s Theory of Knowledge. The ‘Theaetetus’ and the ‘Sophist’ of Plato. London.
Fowler, H. N. (Ed.) (1967). Theaetetus and Sophist (Loeb).
London/Cambridge (Mass.).
Macdowell, J. H. (Ed.) (1973). Plato Theaetetus. Oxford.
Levett, M. J./Burnyeat, M. (Ed.) (1990). The Theaetetus of Plato. Indianapolis/Cambridge.
Rowe, C. (Ed.) (2015). Plato Theaetetus and Sophist. Cambridge.
Ambuel, D. (Ed.) (2015). Turtles all the Way Down: On Plato’s Theaetetus. A Commentary and Translation. Sankt Augustin.
Diès, A. (Ed.) (1923). Platon Théétète. Paris.
Narcy, M. (Ed.) 1994. Platon Théétète. Paris.
Valgimigli, M. (Ed.) (1999). Platone Teeteto. Roma-Bari: Laterza.
Ferrari, F. (Ed.) (2011). Platone Teeteto. Milano.
Trabatoni, F./Capra, A (Ed.) A bibliography will be given in the first session.

Método de ensino

Unidade curricular de carácter teórico-prático.
Regime de Seminário.
Leitura, interpretação e comentário dos textos filosóficos pertinentes. Análise e discussão de questões de interpretação, bem como de teses e problemas em causa nos textos estudados.
As metodologias de ensino combinam a) uma análise exaustiva dos textos em causa (das suas diferentes partes, da respectiva conexão, do nexo com outros textos), b) a análise teórica de problemas filosóficos e c) a discussão de teses alternativas, objecções, contra-exemplos, etc.

Método de avaliação

Métodos de avaliação - Avaliação individual. Elaboração de um trabalho escrito de investigação, sobre tema combinado com o Docente, e discussão desse trabalho (75%), Participação nas sessões do seminário – intervenções orais(25%)

Conteúdo

Vida, conhecimento e realidade – o Teeteto de Platão

Que papel desempenha a pretensão de conhecimento e a realidade na vida humana? Em que medida a própria vida está intrinsecamente referida a conhecimento (ou pelo menos a pretensões cognitivas), de sorte que depende de conhecimento e da realidade? Que é o conhecimento (sc. as pretensões cognitivas) de que a vida humana depende? E qual a relação entre conhecimento e realidade?
Estas perguntas formam um complexo puzzle que a ontologia não pode ignorar.
Também o Teeteto de Platão se assemelha a um puzzle – e lê-lo (tentar compreender o seu sentido) é como tentar “montar” as muitas peças de um intrincadíssimo puzzle.
À primeira vista, poderia parecer que estamos a falar, então, de dois puzzles diferentes. Mas, vendo bem, todo o Teeteto de Platão gira em torno do referido complexo de perguntas. De sorte que tentar “construir” um destes puzzles implica tentar “construir” também o outro.
A nossa tarefa é lidar com este duplo puzzle.