Questões de História da Filosofia

Objetivos

a) Compreensão aprofundada da relevância da história da Filosofia como parte integrante dos problemas filosóficos e como fonte de interpelação e não-unilateralidade na reflexão filosófica;


b) Conhecimento aprofundado de questões fundamentais de história da Filosofia, de forma a conjugar a compreensão dos problemas em causa, do seu significado sistemático (e da sua relevância para o debate contemporâneo) com um amplo domínio das conexões históricas relevantes;


c) Conhecimento aprofundado de textos fundamentais de história da Filosofia, com domínio da tradição interpretativa, do estado atual da investigação e do universo de bibliografia pertinente;


d) Realização de trabalho supervisionado de investigação em história da Filosofia, que documente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica;


e) Aquisição de competências para a realização autónoma de investigação em história da Filosofia.

Caracterização geral

Código

722031059

Créditos

10.0

Professor responsável

Nuno Vieira da Rosa e Ferro

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

MONTAIGNE, Les Essais, ed. Villey-Saulnier, Paris, Puf, 2004.
Outras edições a utilizar e/ou a evitar serão indicadas na primeira aula.

A Antologia de Textos traduzida para português é inútil, porque é extraordinariamente reduzida.

Recursos on-line básicos:

https://www.lib.uchicago.edu/efts/ARTFL/projects/montaigne/

Método de ensino

Combinar-se-á a apresentação e exposição teórica dos problemas com a análise participada dos problemas em causa.

Método de avaliação

Avaliação - Discussão do trabalho com o professor(30%), Trabalho escrito(70%)

Conteúdo

Montaigne: digressões e viagens
Os Essais, de Montaigne, são um livro "sobre tudo", que resiste a uma análise sistemática. Tentar-se-ão seguir pistas, caminhos, a fim de analisar algumas questões fundamentais do pensamento filosófico.l