Problemática do Ensino da Filosofia

Objetivos

1. Discutir a relação entre filosofia e diferentes metodologias de ensino.
2. Aplicar diferentes metodologias contemporâneas de ensino.
3. Adequar as práticas pedagógicas e didáticas contemporâneas aos conteúdos filosóficos.
4. Desenvolver as capacidades de análise e interpretação crítica.
5. Compreender, utilizar, e ensinar as diferentes ferramentas de análise dos textos filosóficos.

Caracterização geral

Código

722031069

Créditos

10.0

Professor responsável

Fabrizio Macagno

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Kuhn, D. (1991). The skills of argument. New York, NY: Cambridge University Press.
Kuhn, D. (2010). Education for thinking. Teaching Philosophy, 33, 428–432. https://doi.org/Doi10.1348/000709906x118018
Kuhn, D., Hemberger, L., Khait, V. (2014). Argue with me: Argument as a path to developing students' thinking and writing. New York, NY: Wessex Press.
Walton, D. (2006). Fundamentals of critical argumentation. New York: Cambridge University Press.
Outro material bibliográfico complementar será disponibilizado durante o curso, quando possível em versão portuguesa.

Método de ensino

As aulas serão estruturadas em exposições participadas, atividades em pequenos grupos, simulações de ensino individual e em grupos, e trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Os conteúdos teóricos expostos nas aulas serão utilizados em atividades individuais e coletivas.

 

Método de avaliação

Métodos de avaliação


 


Frequência / Teste escrito - 50.0%


Elaboração de um relatório relativo as metodologias de ensino - 40.0%


Assiduidade, Apresentações e Participação - 10.0%


 

Conteúdo

O curso será articulado considerando duas dimensões do ensino da filosofia, a metodologia dialógica de ensino e as bases teóricas do diálogo filosófico e argumentativo. As aulas serão divididas em aulas metodológicas/práticas sobre os fundamentos das metodologias de ensino na área da educação contemporânea e o papel do diálogo argumentativo na aprendizagem, e aulas teóricas sobre os fundamentos da lógica informal, que são ao mesmo tempo parte integrante do curriculum de filosofia e ferramentas indispensáveis do ensino dialógico.
• Fundamentos filosóficos de ensino dialógico.
• As metodologias contemporâneas do ensino dialógico e o papel do diálogo argumentativo.
• A dimensão pragmática do diálogo e as ferramentas para modificar a relação entre os interlocutores.
• A dimensão argumentativa do diálogo – estrutura dos argumentos.
• A dimensão lógica do diálogo – as tipologias de argumento

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: