Introdução aos Estudos Literários

Objectivos

Turma Estudos Portugueses

Os estudantes deverão desenvolver competências de leitura e compreensão de textos teóricos e literários, familiarizando-se com diferentes conceitos e modos de interpretação. Paralelamente, irão aprofundar os seus conhecimentos de textos fundamentais da tradição ocidental, confrontando obras da Antiguidade Clássica e da Modernidade. 

Turma LLC

a)Conhecer as principais problemáticas dos estudos literários através do estudo de algumas questões essenciais no âmbito da crítica e da teoria literárias;
b) Adquirir informação geral sistematizada e historicamente organizada sobre as problemáticas constantes do programa de estudo;
c) Conhecer abordagens críticas e esquemas conceptuais relevantes no contexto dos estudos literários;
d) Adquirir capacidade de reflexão crítica sobre o texto literário através da prática do comentário e da análise.

Caracterização geral

Código

711091111

Créditos

6.0

Professor responsável

Paula Cristina Lopes da Costa, Eduarda Gil Lopes Barata, Margarida Gouveia Esperança Pina Saraiva de Reffoios, Maria da Conceição de Albuquerque Emiliano Onofre Castel-Branco

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não se aplica

Bibliografia

Obras de referência


Aristóteles (2007), Poética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, com prefácio da Maria Helena da Rocha Pereira.


Barry, Peter (2017), Beginning theory: An introduction to literary and cultural theory (Beginnings). Manchester: Manchester University Press.


Buescu, Helena Carvalhão (2013), Experiência do Incomum e Boa Vizinhança: Literatura Comparada e Literatura-Mundo. Porto: Porto Editora.


Ceia, Carlos (1995), Textualidade: Uma Introdução. Lisboa: Editorial Presença.


Eagleton, Terry (2008), Literary Theory: An Introduction. Minneapolis: Univ Minnesota Press.


Horácio (2001), Arte Poética. Trad. R. M. Rosado Fernandes. Lisboa: Inquérito.


Platão (2001), A República. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.


 


Lista de obras para a realização das monografias


Amaral, Ana Luísa (2021). Mundo. Lisboa: Assírio&Alvim. COM Amaral, Ana Luísa (2015). E Todavia. Lisboa: Assírio&Alvim.


Pardo Bazán, Emilia (2020). Contos Bravios. Lisboa: Sistema Solar.


Pires, José Cardoso (2010 [1988]). A República dos Corvos. Lisboa: Bis Leya.


Sófocles (2006), Rei Édipo. Lisboa: Edições 70.


Valle-Inclán, Ramón del (2013). Retábulo da Avareza, Luxúria e Morte. Lisboa: Cotovia.


 


Bibliografia crítica e teórica


Agís Villaverde, Marcelino (1995). Del símbolo a la metáfora - introducción a la filosofía hermenéutica de Paul Ricoeur. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela - Servicio de Publicacións e Intercambio Científico.


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Albaladejo, Tomás Mayordomo (1993). Retórica. Madrid: Editorial Síntesis.


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______ (2007), Poética. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, com prefácio da Maria Helena da Rocha Pereira.


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Barthes, Roland (1984). O Grau Zero da Escrita. Trad. de Maria Margarida Barahona. Lisboa: Edições 70.


Barthes, Roland (1987). A Aventura Semiológica. Trad. de Maria de Santa Cruz. Lisboa: Edições 70.


Barthes, Roland (2007). Crítica e Verdade. Trad. de M. C. Ferreira. Lisboa: Edições 70.


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Cícero, Marco Túlio (s/d). Do Orador, e textos vários. Porto: Rés-Editora.


Cicerón (1997). La invención retórica. Trad. de Salvador Núñez. Madrid: Editorial Gredos.


Damásio, António (2010). O Livro da Consciência – A Construção do Cérebro Consciente. Lisboa: Temas&Debates.


Damásio, António (2019 [2017]). A Estranha Ordem das Coisas – A Vida, os sentimentos e as culturas humanas. Lisboa, Temas e Debates, Círculo de Leitores


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_____ (2005). História da Beleza. Trad. de António Maia da Rocha. Lisboa: Difel.


_____ (2007). História do Feio. Trad. de António Maia da Rocha. Lisboa: Difel.


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Sarlo, Beatriz. (2012 [2005]). Tiempo Pasado: Cultura de la memoria y giro subjectivo. Una discusión. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores.


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______ (2012). A Poesia do Pensamento - Do Helenismo a Celan. Trad. de Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio d'Água.


______ (2013). Sobre a Dificuldade e Outros Ensaios. Trad. Miguel Serras Pereira. Lisboa: Gradiva.


______ (2014). Extraterritorial - Em Torno da Literatura e da Revolução da Linguagem. Trad. de Miguel Serras Pereira. Lisboa: Relógio d'Água.


Todorov, Tzvetan (1978). Teoria da Literatura I - Textos dos formalistas russos. Lousã: Edições 70.


______ (1993). Poética. Trad. António José Massano. Lisboa: Editorial Teorema.


______ (2018 [1979]). Teorias do Símbolo. Lisboa: Edições 70. Trad. de Maria de Santa Cruz (a partir de Théories du Symbole, Éditions du Seuil, 1977).


Tötösy de Zepetnek, Steven, & Mukherjee, Tutun (2013). Companion to Comparative Literature, World Literatures, and Comparative Cultural Studies. Nova Deli: Cambridge University Press India.


Turner, Mark (1996). The Literary Mind. Oxford: Oxford University Press.


Veyne, Paul (2008 [1971, 1979]). Como se Escreve a História. Trad. António José da Silva Moreira. Lisboa: Edições 70.


 


 


Recursos úteis (sítios da Internet)


 



  • Biblioteca Nacional Digital (contém colecções, espólios de escritores, códices, partituras, iconografia, etc.): <https://bndigital.bnportugal.gov.pt/explorar-colecoes/>

  • Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes (contém obras e dossiês temáticos): <http://www.cervantesvirtual.com/>

  • Ciberdúvidas da Língua Portuguesa <https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/>

  • Colóquio Letras – Revista da Fundação Calouste Gulbenkian <https://coloquio.gulbenkian.pt/>

  • Daily Art Magazine – Revista de História da Arte (ensaios, artigos, biografias, etc.): <https://www.dailyartmagazine.com/ >

  • E-Dicionário de Termos Literários de Carlos Ceia: <https://edtl.fcsh.unl.pt/>

  • Electric Literature (essays, criticism and literary reading): <https://electricliterature.com/about/mission/>

  • Fabula – La Recherche en Littérature (ensaios e investigação) : <https://www.fabula.org/index.php>

  • Hemeroteca Digital de Lisboa (biblioteca digital de jornais e revistas caídos em domínio público; contém dossiês temáticos): <http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/>

  • 452º Fahrenheit – Revista de Teoría de la Literatura y Literatura Comparada: <https://452f.com/ >

Método de ensino

Leitura e discussão dos textos propostos, elaboração de breves exercícios práticos em aula para aplicar tópicos e métodos aprendidos. Os estudantes devem preparar os textos e contribuir activamente para a sessão, a partir dos textos fornecidos previamente e de outras leituras e experiências culturais que julguem pertinentes (teatro, dança, cinema, música, pintura, escultura, etc.).

Método de avaliação

Assiduidade, leitura dos textos propostos e participação nas aulas (20%)


Duas monografias



  • Teórico-analítica (40%): 5/8 pp.

  • Teórico-prática (40%): 8/15 pp.


Nota: no caso dos trabalhadores-estudantes, existirá um regime especial de avaliação que terá de ser acordado entre o/a estudante e a docente.


 


Idiomas: Português e Inglês (idiomas oficiais da UNL). As aulas serão leccionadas em português. AO 1990 não é obrigatório.

Conteúdo

Descrição


Introdução aos Estudos Literários é uma disciplina propedêutica, essencial na formação de licenciatura em Línguas, Literaturas e Culturas, em qualquer variante ou par linguístico. Idealmente, deverá estar consolidada no primeiro ano do primeiro ciclo, precedida ou seguida da disciplina de Leituras Orientadas.


Esta disciplina tem uma natureza eminentemente teórica, porque reflexiva, sobre o que significa a literatura, a literariedade e a leitura, favorecendo o diálogo interdisciplinar e interartístico e com outras épocas e latitudes. Pretende-se preparar os discentes para o estudo das literaturas. Como tal, serão estudados alguns elementos, tópicos e ferramentas analítico-críticas dos estudos literários de molde a apresentar aos discentes o variado leque de opções críticas de estudo, análise e leitura que a(s) teoria(s) literária(s) proporciona(m).


 


Objectivos



  • Identificar e adquirir conceitos, tópicos e elementos teóricos de alguns quesitos essenciais no âmbito dos estudos literários (teoria e crítica);

  • Aprender diferentes metodologias de investigação e análise com vista à compreensão das diferentes estratégias de reflexão e tratamento do texto literário;

  • Conhecimento, interpretação e abordagem do texto literário considerando o texto, o autor, o contexto, entre outros. Problematização destas questões, enquadradas num quadro histórico sistematizado;

  • Desenvolver e apurar a capacidade de reflexão e sentido crítico, aplicando os conceitos e tópicos aprendidos, sem desprezar o prazer da leitura.


 


Conteúdo



  1. Literatura – origens e evolução do conceito


1.1. Literatura e literariedade. A leitura como principal método.


1.2. O confronto com o texto. A hermenêutica. A crítica. Fenomenologia.


1.3. Literatura e representação. A mimese e a metáfora.


1.4. Retórica e poética: o texto e o discurso.


 


 2. Estudos Literários


2.1.  História da Literatura. Períodos literários e períodos históricos: como definir os limites? A evolução literária: correntes e movimentos literários.


2.2.  Um século profícuo: as várias abordagens críticas aos estudos literários no século XX. New Criticism, Formalismo Russo, Estruturalismo, Semiótica, Desconstrução, Estética da Recepção e Pós-Modernismo. Conceitos e problematizações. O autor e a morte do autor. Literatura-instituição e literatura como ruptura (cânone e transgressão).


2.3.  As formas e os temas. Modos e géneros literários. Introdução à tematologia e estudo dos motivos.


 


 3. Diálogos da Literatura


3.1. Diálogo entre fronteiras. Weltliteratur, comparatismo, intertextualidade e interdisciplinaridade. A viagem, o exílio, e a memória. Os desafios da tradução.


3.2. Diálogo com as artes e a ciência. Música, Cinema, artes contemporâneas. A inovação científica e o sonho científico na literatura.


3.3. Diálogo humanístico. As fissuras do “mundo ocidental”. O Outro: a periferia, os excluídos e os marginais. Os movimentos sociais, a representatividade e as vozes de cada lugar: postcolonial and post-colonial literature, feminismos, racismo e anti-racismo, literatura queer e LGBT, eco-fiction.