Metodologias de Investigação em História da Arte

Objectivos

1. Desenvolver um conhecimento rigoroso e aprofundado das principais tradições historiográficas associadas às diferentes áreas de especialidade da História da Arte.
2. Desenvolver um conhecimento aprofundado da bibliografia nacional e internacional mais significativa no âmbito da historiografia da arte relativa a campos de investigação específicos.
3. Adquirir as ferramentas de reflexão necessárias para a articulação de uma perspectiva crítica no contexto da concepção e realização de um projecto de investigação em História da Arte.
4. Conhecer as principais problemáticas envolvidas na construção de um projecto de investigação em História da Arte. 5. Adquirir um conhecimento aprofundado dos aspectos formais envolvidos na preparação e apresentação de uma tese de doutoramento em História da Arte.
6. Conhecer os debates mais recentes acerca da História da Arte enquanto disciplina.

Caracterização geral

Código

73206100

Créditos

10.0

Professor responsável

Ana Margarida Duarte Brito Alves

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

DEBRAY, Regis, Introducción a la Mediología, Barcelona: Paidós, 2001.
DUNLEAVY, Patrick, Authoring a PHD: How to Plan, Write and Finish a Doctoral Thesis or Dissertation, Basingstoke & New York: Palgrave Macmillan, 2003.
ELKINS, James, Stories of Art, London: Routledge, 2002.
________Visual Studies. A Skeptical Introduction, New York & London: Routledge, 2003.
HARRIS, Jonathan, Art History: Key Concepts, Abingdon & New York: Routledge, 2006.
HOLLY, Michael Ann, Panofsky and the Foundations of Art History, New York: Cornell University Press, 1985.
VATTIMO, Gianni, En torno a la Posmodernidad, Barcelona: Anthropos, 2012.

Método de ensino

As sessões comportam uma vertente expositiva importante, com a intervenção dos docentes responsáveis da unidade curricular assim como de docentes doutorados e especialistas convidados com base no interesse da sua actividade de investigação. As apresentações são seguidas de debates sobre as questões tratadas ou suscitadas pelas investigações dos estudantes. Além da bibliografia geral da unidade curricular, cada interveniente fornece aos estudantes uma bibliografia específica, focada no tema da sua apresentação.

Método de avaliação

 


CALENDÁRIO DE APRESENTAÇÕES EM AULA:


 


10 DE NOVEMBRO


Alexandre Lobo


Eduardo Marques


Helena Correia


 


24 DE NOVEMBRO


João Feteira


Jorge Campos


Margarida Moura


 


16 DE DEZEMBRO


Margot Vilaça


Maria Raquel Ribeiro dos Santos


 


 


 

Conteúdo

1. O carácter e objectivos principais da investigação em História da Arte
2. Definição do que deve ser uma tese e o modo como os elementos recolhidos na investigação devem ser articulados
3. Questões éticas envolvidas na investigação avançada
4. Perspectivas historiográficas na sua articulação com a investigação actual em História da Arte
5. O papel da teoria na investigação em História da Arte
6. Planificação e etapas de trabalho
7. Os problemas colocados na pesquisa documental
8. Apresentação e análise de casos pelos docentes das várias áreas do Dep. de História da Arte