Problemáticas em História

Objetivos

Pretende-se que os estudantes adquiram: um conhecimento aprofundado sobre as principais problemáticas teóricas da historiografia atual; pensamento crítico; capacidade para escolher um sector de especialização, para planificar e para concretizar o trabalho exigido pela unidade curricular, bem como para utilizar essas competências na preparação da investigação da sua tese; capacidade para ser criativo no desenvolvimento de ideias e na prossecução dos objetivos da investigação; capacidade para tirar partido das principais oportunidades de investigação colaborativa, à escala internacional, no campo das ciências sociais e das humanidades; capacidade para contribuir para o avanço do conhecimento através da investigação.

Caracterização geral

Código

73205101

Créditos

10.0

Professor responsável

Maria Fernanda Fernandes Garcia Rollo

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Especificamente disponibilizada para cada sessão.

Método de ensino

Conferências ou sessões magistrais; visitas de estudo; painéis de discussão; atividades científicas complementares 
Orientação tutorial por um docente ou investigador específica para cada estudante.

Método de avaliação

Ensaio teórico (c. 20 pp) considerando as problemáticas evocadas nas sessões, procurando explorar as ligações com a sua investigação. O ensaio será apresentado e discutido em sessão. - 80,0%


Relatório de progresso da atividade de investigação - 10,0%


Participação nas sessões - 10,0%


 

Conteúdo

Este Seminário é dedicado à apresentação e discussão de problemáticas evocadas no âmbito da investigação em história, arqueologia e ciências documentais.


A unidade curricular está organizada e funciona em regime de seminário; compreende sessões teóricas e práticas, conferências e debates, pressupondo uma significativa participação dos alunos, apresentando e debatendo temáticas, textos e outros materiais.


O Seminário é complementado por um quadro de atividades diversas, visitas de estudo, visionamento de materiais multimédia, e, quando as circunstâncias coincidirem, participação em colóquios e conferências e em projetos de investigação promovidos ou associados a unidades de investigação especialmente se realizados em contextos colaborativos.


Objetivos


Pretende-se que os estudantes adquiram:


. um conhecimento aprofundado sobre as principais problemáticas teóricas da historiografia atual;


. capacidade para escolher um sector de especialização, para planificar e para concretizar o trabalho exigido pela unidade curricular, bem como para utilizar essas competências na preparação da investigação da sua tese;


. capacidade para ser criativo no desenvolvimento de ideias e na prossecução dos objetivos da investigação;


. capacidade para tirar partido das principais oportunidades de investigação colaborativa, à escala internacional, no campo das ciências sociais e das humanidades;


.capacidade para contribuir para o avanço do conhecimento através da investigação.


 


Programa 


Questões em análise:



  • A validação do conhecimento histórico. Problemas e limites. O estado da arte

  • A escala da análise histórica: entre o local, o nacional, o supranacional e o global

  • A investigação em história na era do digital

  • A produção historiográfica, a nação e a identidade nacional

  • O indivíduo e o grupo. A análise biográfica e a construção do sujeito

  • A periodização na análise histórica

  • Património e herança cultural e análise histórica

  • A raça, a classe e o género na produção de conhecimento sobre o passado.

  • Fundamentação teórica de um projeto de investigação em História, em Arqueologia e em Arquivística


Conteúdos:


Módulo 1. Recursos e desafios para a investigação


Módulo 2. Estado da arte e problemáticas atuais para a História, a Arqueologia e a Arquivística


Módulo 3. Humanidades e Sociedade. 


Módulo 4. Que lugar para as Ciências Sociais, as Artes e as Humanidades, e a História em particular, no sistema científico? Desafios, tendências e oportunidades. 


Organização e calendário das atividades


 


23 Setembro


Sessão 1


Reunião com alunos: apresentação do curso, organização e planeamento das atividades  


Maria Fernanda Rollo e Jorge Pedreira


Apresentação do Programa de Problemáticas, das regras de avaliação e do funcionamento do Seminário


30 Setembro


Sessão 2


História Medieval: estado da arte, desafios e problemáticas atuais da investigação


Maria João Branco – Problemáticas em História Medieval


7 Outubro


Sessão 3


História Antiga. Estado da arte, desafios e problemáticas atuais da investigação. 


Francisco Caramelo – Problemáticas em História Antiga


14 Outubro


Sessão 4


Conferência Medeiros Ferreira


21 Outubro


Sessão 5


Arqueologia: estado da arte, desafios e problemáticas atuais da investigação


Filipe Castro – Desafios da Arqueologia Subaquática


28 Outubro


Sessão 6 (sessão conjunta Metodologias)


Arqueologia: estado da arte, desafios e problemáticas atuais da investigação


Metodologias e Problemáticas em Arqueologia


4 Novembro


Sessão 7


Apresentação e debate sobre os temas e planos de trabalho 


11 Novembro


Sessão 8


História Moderna: estado da arte, desafios e problemáticas atuais da investigação


Pedro Cardim – Problemáticas em História Moderna


18 Novembro


Sessão 9


História Contemporânea: estado da arte, desafios e problemáticas atuais da investigação


25 Novembro


Sessão 10 


Módulo 3. Humanidades e Sociedade. Tendências e dinâmicas para a atividade científica em História.  História Pública. Ciência Aberta, investigação colaborativa, ciência cidadã, ciência e sociedade.


2 Dezembro


Sessão 11


Módulo 3. Humanidades e Sociedade. Memória, Património e Herança Cultural


9 Dezembro


Sessão 12


Módulo 4. Que lugar para as Ciências Sociais, as Artes e as Humanidades, e a História em particular, no sistema científico? Desafios, tendências e oportunidades.


16 Dezembro


Sessão 13


Módulo 4. Que lugar para as Ciências Sociais, as Artes e as Humanidades, e a História em particular, no sistema científico? Desafios, tendências e oportunidades.


Maria Fernanda Rollo


23 de Setembro de 2021