Problemáticas em Literaturas e Culturas Modernas
Objetivos
Obter conhecimentos teóricos sobre Estudos Pós-Coloniais a nível avançado
Obter conhecimentos sobre Literatura Pós-Colonial britânica / anglófona
Promover debate crítico interdisciplinar sobre as temáticas em estudo relacionando-as com a actualidade
Promover investigação avançada sobre as temáticas em estudo relacionando-as com a actualidade
Ser capaz de escrever um trabalho de investigação avançada aplicando o que foi aprendido nas aulas
Caracterização geral
Código
73216113
Créditos
10.0
Professor responsável
Rogério Miguel do Deserto Rodrigues de Puga
Horas
Semanais - 2
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Abu-Manneh, B. (Ed.) (2019). After Said. Postcolonial Literay Studies in the Twenty-First Century. Cambridge: CUP.
Bhabha, H. K. (1994). The Location of Culture. London: Routledge.
Boehmer, E. (2005). Colonial and Postcolonial Literature. Oxford: OUP.
Bucknor, M. A. and A.D. (Eds.) (2014). The Routledge Companion to Anglophone Caribbean Literature. London: Routledge.
Coelho, T.P. (2004). Ilhas, Batalhas e Aventura. Lisboa: Colibri.
Coelho, T.P. (2019). "Robinsonaden in the Feminine? Coetzee´s Foe and Muriel Spark´s Robinson", in S. Kossew and M.Harvey (Eds.). Reading Coetzee´s Women. Switzerland. Palgrave Macmillan, pp.129-47.
Matias, D.F.M. (2017). "Wooden Man"? Masculinities in the Work of J.M.Coetzee (Boyhood, Youth, Summertime). New York: Peter Lang.
Said, E. (1993). Culture and Imperialism. London: Chatto & Windus.
Said, E. (1978). Orientalism. Harmondsworth: Penguin.
Spivak, G., 'Three Women´s Texts and a Critique of Imperialism',Critical Inquiry: Autumn 1985, 12 (1), 243-261.
Método de ensino
Aulas teóricas - 40 %
Aulas práticas - 60 %
Método de avaliação
Método de Avaliação - Apresentação e discussão na aula de um trabalho oral (50%), Trabalho escrito de investigação avançada a entregar no final do semestre(50%)
Conteúdo
I - Postcolonial Studies: o debate
1.1. Edward Said: Orientalism e Culture and Imperialism
1.2. Críticas às teorias de Said
II - Teoria pós-colonial e literatura: releitura de textos "canónicos"
2.1. Mimicry e subversão em Robinson Crusoe
2.2. Robinson Crusoe relido por Coetzee: "He and His Man" e "Robinson Crusoe" (in Stranger Shores)
2.3. A voz feminina e o Outro em Jane Eyre
2.4. "Youth" e "An Outpost of Progess" (Conrad)
IV - "Reescritas" pós-coloniais: Youth (Coetzee) e Ultimatum (Landeg White)
V - Literatura caribenha anglófona: Sam Selvon e V.S.Naipaul
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: