Categorias Mentais: Práticas e Representações a Idade Média
Objetivos
Objectivos
a) Ensinar o uso dos recursos on-line dos centros de investigação/ editoras especializadas/ congressos e encontros, de modo a caracterizar a investigação em curso.
b) Apresentar e caracterizar a historiografia sobre o tema.
c) Apresentar as fontes portuguesas disponíveis e fazer breves introduções ao tratamento das mais comuns.
d) Trabalhar o tema das «práticas e representações religiosas dos leigos medievais» em torno de algumas temáticas a ele centrais: literacia religiosa; práticas religiosas domésticas; leigos e liturgia; a santidade leiga; formas de viver a morte; vivências leigas das formas de vida religiosa organizadas; leigos e reforma eclesiástica; religião e distinção social.
e) Ensinar a expor os resultados da investigação de forma cientificamente correcta e clara, em termos de expressão oral e escrita.
Caracterização geral
Código
722051092
Créditos
10.0
Professor responsável
Maria Alessandra Bilotta
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
1.ANDRADE, Amélia Aguiar; COSTA, Adelaide Millán da (ed.) – La ville médiévale en débat. Lisboa: IEM, 2013.
2.BOUCHERON, Patrick (ed.) – Le palais dans la ville. Lyon: PUL, 2004.
3.LE GOFF, Jacques ; NORA, Pierre (ed.) – Fazer História. Lisboa: Bertrand, 1977-1987.
4.SEIXAS, Miguel Metelo de, Heráldica municipal e apropriação simbólica do espaço urbano medieval português. In ANDRADE, Amélia Aguiar; TENTE, Catarina; SILVA, Gonçalo Melo da; PRATA, Sara (ed.) – Espaços e poderes na Europa urbana medieval. Lisboa: IEM, 2018, pp. 205-225.
5.TRINDADE, Luísa – Casas da Câmara ou Paços do Concelho: espaços e poder na cidade tardo-medieval portuguesa. In RIBEIRO, Maria do Carmo; MELO, Arnaldo Sousa - Evolução da paisagem urbana: sociedade e economia. Braga: Citcem, 2012, pp. 209-228.
Método de ensino
1.Exposição e debate de conteúdos teóricos
2.Comentário em sala de aula de fontes escritas e visuais
3.Orientação tutorial
Método de avaliação
Método de Avaliação - 1.Participação na aula(20%), 2.Elaboração de um trabalho escrito individual baseado em fontes escritas e visuais relacionadas com o poder civil e religioso do período medieval (máx. 15 pp. - exceptuando bibliografia e anexos) (80%)
Conteúdo
1.Categorias mentais e história das mentalidades: enquadramento epistemológico
2.A história cultural e a sua redefinição a partir da Escola dos Annales
3.A história das imagens: iconografia, iconologia, estudos visuais
4.O uso das imagens no exercício do poder
5.A imagem heráldica e emblemática
6.A imagem e a escrita
7.Ritos e representações do poder: a historiografia dos rituais
8.Rituais, apropriação simbólica do espaço público e agenciamento das imagens
9.Os edifícios cívicos e religiosos e suas decorações monumentais: eixos de interpretação das decorações religiosas e cívicas
10.O poder e as artes
11.Os modelos iconográficos do poder
12.As iconografias do cerimonial da coroação
13.As iconografias do rei, do papa e do imperador
14.As imagens do poder no espaço público: o caso da Alegoria do Bom Governo em Siena
15.As imagens alegóricas da justiça e da realeza
16.Representações visuais de procissões: uma fonte visual da ocupação do espaço público