Modernidade e Tradição. Problemática da Modernidade Cultural no Portugal Contemporâneo

Objetivos

a) Alcançar uma visão geral das principais transformações culturaos do Séc. XIX ao Séc. XX
b Adquirir conhecimentos e competências que possibilitem o aprofundamento do estudo das temáticas abordadas

Caracterização geral

Código

722051135

Créditos

10.0

Professor responsável

José Manuel Viegas Neves

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

•CHARTIER, Roger (2002), Os desafios da escrita, São Paulo, Editora UNESP.
•EAGLETON, Terry (2003), A ideia de cultura, Lisboa, Temas e Debates.
•FARIA, Miguel Figueira de, SOUSA, Paulo Silveira e, TRINDADE, Luís, MELO,
Daniel, GEORGE, João Pedro (2013-2015), “A cultura”, in Nuno Gonçalo
Monteiro e António Costa Pinto (dir.), História contemporânea de Portugal,
1808-2010, Lisboa, Objetiva, vols. 1-5.
•LOPES, João Teixeira (2007), Da democratização à democracia cultural - uma
reflexão sobre políticas culturais e espaço público, Porto, Profedições.
•MELO, Daniel (2004), A leitura pública no Portugal contemporâneo (1926-
1987), Lisboa, Imprensa de Ciências Sociais.
•NEVES, José (dir.; 2010), Como se faz um povo: ensaios em História
contemporânea de Portugal, Lisboa, Edições Tinta-da-China.
•PITA, António Pedro, TRINDADE, Luís (orgs.; 2008), Transformações
estruturais do campo cultural português, 1900-1950, Coimbra, CEIS20 e
Imprensa da Universidade de Coimbra.

Método de ensino

Aulas teóricas: Apresentação dos vários tópicos do programa. Aulas teórico-práticas: os alunos reflectirão e discutirão
sobre textos seleccionados e material audiovisual. Apresentação oral dos alunos de um destes textos.

Método de avaliação

Método de avaliação - 1. Intervenções orais em debate nas aulas teórico-práticas(20%), 2. Apresentação oral de um texto(10%), 3. Ensaio escrito apoiado em bibliografia e informação documental diversa(70%)

Conteúdo

Introdução
1. A História da Cultura e os novos campos de estudo
2. Povo e elites: identidade nacional, cultura popular e vanguardas
Cultura e Política
3. Educação, impresso e leitura
4. O intelectual no seu labirinto: dimensões culturais e interacção com modos,
espaços e circuitos da leitura e edição

5. Democratização cultural: bibliotecas para todos; expansão do livro e da

leitura; contributo dos «apóstolos» do livro e da leitura
Laboratório de História da Cultura
6. Catálogos, colecções e inovações no mundo do livro
7. O impacto das censuras nos comportamentos e no espaço público
8. A leitura no Portugal do séc. XX: públicos e escolhas
9. Mudança social e cultural: edição, acesso ao livro e usos da leitura
10. Novos desafios: as ameaças à bibliodiversidade e ao pluralismo; o papel da
interculturalidade e da cidadania
11.-12. Internet, (des)informação, activismo e redes sociais
13.-14. Apresentação oral de texto e debate
15.-16. Apresentação e discussão de ensaio final de seminário

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: