Identidade e multiculturalismo nas literaturas de expressão francesa

Objetivos

a) Adquirir conhecimento dos debates que atravessam hoje nos Estudos Pós-Coloniais Francófonos, sabendo diferenciar os diferentes paradigmas em jogo e os conceitos que lhes estão associados
b) Adquirir conhecimento de alguns dos textos fundadores da Teoria Pós-Colonial Francófona bem como das principais polémicas que a atravessam;
c) Adquirir capacidade de elaborar um trabalho de investigação fundamentado sobre um dos temas tratados, utilizando bibliografia especializada e trabalhando com conceitos da Teoria Pós-colonial.

Caracterização geral

Código

722111060

Créditos

10.0

Professor responsável

Christina Philomène Léa Marie-José Dechamps

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Francês

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Bhabha, H. (2004) The Location of Culture. London: Routledge.
Diome, F. (2003). Le ventre de lAtlantique. Paris: Editions Anne Carrière.
Moura, J.-M. (1999). Littératures francophones et théorie postcoloniale. Paris :
Presses Universitaires de France, coll. « Quadrige. Manuels », 3e éd. 2019
Khadra, Y. (2018). Khalil. Paris: Julliard
NDiaye, C. (2004). Introduction aux littératures francophones. Montréal: PUM
Pineau, J. (1996). Lexil selon Julia. Paris: Stock
Ribeiro Sanches, M. (org.) (2005). Deslocalizar a Europa - Antropologia, Arte,
Literatura e História na Pós- Colonialidade. Lisboa: Cotovia.
Thúy, K. (2010). Ru. Paris: éd. Liane Levi

Método de ensino

Exposições sobre os diferentes pontos do programa.
Discussão dos trabalhos apresentados.
Orientação tutorial, tendo em vista a elaboração do trabalho de investigação.
A avaliação de conhecimentos implica a presença em 2/3 das sessões
realizadas e faz-se mediante a apresentação de um trabalho de investigação
que deverá provar o conhecimento dos pontos tratados bem como a
capacidade para lidar, de uma forma crítica, com os conceitos estudados.

Método de avaliação

Método de Avaliação - Apresentação oral e defesa do ensaio(20%), Ensaio escrito(70%), Participação ativa nas sessões(10%)

Conteúdo

Este seminário pretende analisar as escritas francófonas da
contemporaneidade, focando-se nas temáticas da identidade/identidades e do
multiculturalismo. A abordagem literária, partindo de uma visão transdisciplinar,
será articulada com algumas teorias pós-coloniais, considerando os textos
literários como um lugar de emergência de novas culturas.
1. Aspetos téoricos
1.1. conceitos de francofonia, língua, identidade e multiculturalismo
1.2. estudos pós-coloniais em literatura
1.3. língua(s), identidade e multiculturalismo na Bélgica, no Vietname, na
Argélia, no Senegal, nas Antilhas, no Canadá, na Suíça e em Marrocos
2. Textos literários - identidade e exílio
2.1. Le ventre de lAtlantique de Fatou Diome
2.2. Khalil de Yasmina Khadra
2.3. Ru de Kim Thúy
2.4. Lexil selon Julia de Gisèle Pineau

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: