Representações Americanas:Identidade, Cultura e Artes

Objetivos

Integrar um conhecimento aprofundado de temas sociais e culturais norte americanos contemporâneos com os textos literários e visuais dos séculos XX e XXI estudados no programa;
- Diferenciar e caracterizar visões teóricas alternativas sobre construções identitárias coletivas tais como raça e etnicidade e aplicar estes instrumentos críticos à análise de articulações culturais textuais e visuais;
-Analizar os processos estéticos aplicados em trabalhos criativos individuais que problematizam os temas e preocupações que organizam o programa;
-Aplicar as hipóteses discutidas nos debates do seminário a nova investigação autónoma;
- Realizar pesquisa bibliográfica relevante de forma a preparar a leitura crítica de textos literários ou visuais, sob supervisão tutorial;
-Organizar e comunicar competentemente os resultados da sua pesquiza individual.

Caracterização geral

Código

722121053

Créditos

10.0

Professor responsável

Teresa Maria Dimas Botelho da Silva

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Licenciatura, bom conhecimento de Inglês, a linguas de ensino.

Bibliografia

Alexander, Keith The Performative Sustainability of Race: Reflections on Black Culture and the Politics of Identity. New York: Peter Lang, 2012
Goyal, Yogita, The Cambridge Companion to Transnationak American Literature, Cambridge: Cambridge University Press, 2017
Powell, Richard and Mecklenburg (ed), African American Art: Harlem Renaissance, Civil Rights Era and Beyond. Washington: Smithsonian American Art Museum, 2012
Raheja, Michelle R., Reservation Reelism: Redfacing, Visual Sovereignty and Representation of Native Americans on Film. Lincoln: University of Nebrasca Press. 2013
Tan, Kathy-Ann No One is Illegal: Reconfiguring Citizenship and National Identity in the North American Literary Imagination.Detroit: Wayne State University Press, 2015

Método de ensino

O modelo pedagógico adotado é o de blended-learning, em que para além da introdução de conteúdos da responsabilidade da docente, se privilegia a participação ativa dos estudantes, articulando o trabalho independente de cada estudante com trabalho colaborativo, traduzido no funcionamento de grupos de discussão e actividades  de peer-review. O modelo de avaliação contempla duas componentes: o trabalho de seminário e o ensaio final de investigação.  O primeiro implica não só a participação ativa dos grupos de discussão mas a escrita de um curto response paper e um mid-term essay sobre um texto, literário ou fílmico estudado no curso e escolhido pelo estudante). O ensaio final, resultado de investigação individual e original será antecedido da apresentação de um abstract com bibliografia de partida e será acompanhado em tutoria individual. A frequência assídua dos seminários é obrigatória.

Método de avaliação

Métodos de Avaliação - Ensaio final de investigação(50%), Trabalho de seminário(50%)

Conteúdo

ntrodução:pensar a Identidade
Discursos alternativos sobre raça e etnicidade:repensar a identidade americana na entrada do século XX
Olhares sobre os novos americanos:fotografia, jouralismo e artes plásticas
Tornar-se americano,tornar-se branco:as experiências irlandesa e judaica
O olhar racializado:representações de Negrura e estereotipia racial
O Novo Negro na Harlem Renaissance I:contextos e debates
O Novo Negro na Harlem Renaissance Ii:a literatura (N.Larsen,L.Hughes,W.Thurman)
Estética Negra em tempos de mudança:arte, teatro e direitos civicos
Reapropriar o espaço fílmico:de Oscar Micheaux a Spike Lee
Transcendência racial?A estética Pós-Negra no século XXI
A experiência Asiática-Americana antes da minoria modelo:exclusão e trauma
Reimaginar pertença na literatura Asiática-Americana contemporânea
A estética Pós-India na literatura e no cinema
Vozes trananacionais (Barati Mukherje,Junot Diaz,Laila Halaby)
Cultura americana no mundo globalizado (B.Mukherje,J.Diaz)