Estágio de Arqueologia I

Objetivos

OB1. Introduzir experiência de trabalho prático em arqueologia; OB2. Aplicar em contextos práticos as competências teóricas adquiridas em sala de aula; OB3. Compreender os princípios metodológicos base de uma escavação arqueológica; OB4. Executar tarefas básicas de tratamento de materiais arqueológicos, nomeadamente líticos e cerâmicas; OB5. Apreender a natureza complementar do trabalho de laboratório e do trabalho de campo, como fases do processo alargado de investigação em arquelogia.

Caracterização geral

Código

01105623

Créditos

6.0

Professor responsável

Leonor Amarílis Plácido de Medeiros

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

- BARKER, P. (1977). Techniques of archaeological excavation. Londres: Batsford.
- BICHO, N. F. (2006). Manual de Arqueologia Pré-histórica. Lisboa: Edições 70.
- CARO, A. (2002). Ensayo sobre cerámica en Arqueología. Sevilla: Ed. Agrija.
- GAMBLE, C. (2002). Arqueología básica. Madrid: Ariel
- HARRIS, E. C. (1993). Princípios de Estratigrafía Arqueológica. Barcelona: Crítica, Colección Crítica Arqueologia.
- RENFREW, C.; BAHN, P., eds. (2005). Archaeology. The key concepts. Londres: Routledge.
- RENFREW, C.; BAHN, P. (2016). Archaeology: Theories, Methods and Practice. 6ª Edição, Londres: Thames & Hudson.
- TIXIER, J., INIZAN, M.-L., ROCHE, H. (1980). Préhistoire de la pierre taillée. Vol. I (Terminologie et technologie). Antibes: Cercle de Recherches et d´Études Préhistorique.

Método de ensino

A UC introduz os alunos ao trabalho práctico de campo e de laboratório em Arqueologia, pemitindo a aplicação em contexto real das metodologias e protocolos de trabalho de campo e de laboratório, promovendo o desenvolvimento de competências complementares aos conhecimentos teóricos adquiridos ao longo do ano curricular.
Os conteúdos programáticos do curso permitirão ao aluno adquirir experiência e conhecimentos sobre o trabalho práctico em arqueologia. Desta forma introduzir-se-ão os alunos no trabalho de campo e de laboratório, permitindo-lhes participar activamente no decorrer de intervenções arqueológicas e no manuseio de coleções arqueológicas. Esta UC privilegia a aplicação práctica de competências metodológicas introduzidas no primeiro ano da licenciatura, bem como o contacto com cronologias dos períodos pré e proto-histórico e romano.


Os conteúdos da UC serão desenvolvidos em aulas práticas presenciais, tidas em ambiente de campo e de laboratório, que promovem o contacto directo dos alunos com os diversos contextos e materiais arqueológicos, bem como com os vários instrumentos, técnicas e metodologias. O ensino é feito através de explicações e de exemplificações, promovendo a interacção entre os diversos participantes e a discussão dos trabalhos e das estratégias aplicadas.

Método de avaliação

Os alunos serão avaliados pelas actividades prácticas em que participam, segundo critérios predefinidos. Uma vez terminado o trabalho de campo os alunos elaboram um relatório dos trabalhos realizados. A avaliação será efectuada através da média ponderada entre o trabalho prático e o relatório realizado sobre esses mesmos trabalhos.

Conteúdo

1. Introdução às metodologias de escavação e levantamento arqueológico.
2. Introdução às metodologias de trabalho de laboratório: lavagem, marcação e inventário dos materiais.
3. Introdução ao desenho e tipificação dos materiais arqueológicos.
4. Introdução à logística e preparação do trabalho de campo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: